Documentário sobre fundação da CUT pode ser assistido no Youtube
Pessoas de qualquer parte do planeta interessadas em saber como nasceu a maior central sindical do Brasil, da América Latina e a 5ª maior do mundo poderão assistir ao documentário “A geração que criou a CUT: a história contada por quem faz”. A obra está disponível no canal da Central, no Youtube. Veja abaixo.
O documentário foi lançado na última terça-feira (21/5), no Teatro dos Bancários de Brasília, com a participação de fundadores e fundadoras da CUT.
Para Gilberto Carvalho, uma das pessoas que ajudaram a construir a Central, o documentário tem o papel de fortalecer o movimento sindical cutista. “Um movimento que perde a memória, perde o rumo”, disse.
No lançamento, Carvalho falou da crise que a organização da classe trabalhadora vive. “Se a gente enfrentava antes uma direita que tinha poder econômico, poder de comunicação, poder de máquina, hoje, esse quadro mudou. Eles (a direitra) têm um líder popular inquestionável. Louco, mas popular. Eles têm massa, e massa militante. Eles estão cooptando a parcela da população que é a razão maior da nossa luta: os excluídos”, alertou.
Gilberto Carvalho, que foi Chefe de Gabinete da Presidência da República nos dois primeiros governos Lula e ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República no governo Dilma, instigou os sindicalistas a compreenderem a atual conjuntura e buscarem uma saída. “Ou nós conseguimos com que o atual governo nos ajude a fortalecer órgãos da luta de classes, construindo um poder popular, ou a ilusão que nos levou da última vez, de achar que governo é que muda a sociedade, vai nos levar, inevitavelmente, a uma derrota”, considerou.
O documentário
“A geração que criou a CUT: a história contada por quem faz” foi produzido pela CUT em parceira com a Fundação Perseu Abramo e o Instituto Lavoro. A obra, com duração de mais de 1 hora, traz 30 entrevistas com militantes históricos e fundadores da CUT, além de imagens e vídeos de manifestações de massa realizadas nos anos 1980.
O projeto de relembrar a história da CUT começou ainda durante a pandemia de Covid-19 (2020-2022), e resultou primeiro no lançamento de livro homônimo, em dezembro de 2023, organizado pelo professor Iram Jácome Rodrigues, sociólogo e professor da USP.
MATÉRIA EM LIBRAS