Deputados distritais apoiam reestruturação da carreira do magistério público

Dezenas de deputados distritais se somaram à luta central da Campanha Salarial 2023 dos(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais das escolas públicas: a reestruturação da carreira. O apoio foi dado durante visita de dirigentes do Sinpro-DF à Câmara Legislativa, nessa quarta-feira (8/2).

Na atividade, os(as) dirigentes convidaram os(as) parlamentares a participarem do café da manhã que será realizado nesta segunda-feira (13), no Sinpro-DF. O objetivo é sensibilizar deputados(as) a apoiarem a luta da categoria.

“São oito anos de congelamento salarial, e a terceira parcela (devida desde setembro de 2015) não conta, porque é o pagamento de um calote do GDF”, lembrou o deputado Fábio Felix (Psol), ao receber a diretoria do Sinpro. “A pauta de vocês, no que eu puder contribuir, estou à postos”, disse a deputada Dra Jane (Agir)”. “Tenham certeza de que vocês têm meu apoio”, afirmou o deputado Wellington Luiz (MDB), presidente da CLDF. “O nosso mandato está a serviço da educação e da sua categoria”, reafirmou o deputado Gabriel Magno (PT), presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC). Outros parlamentares pró-educação estavam em atividade, mas confirmaram por mensagem a participação no café da manhã e o apoio à luta da categoria.

Ainda nesta semana, a diretoria colegiada do Sinpro-DF visitará os gabinetes da Câmara Federal e do Senado. “É essencial que tenhamos o apoio do maior número possível de parlamentares, que já vêm se mostrando favoráveis à nossa pauta. Isso dá sustentação à luta”, avalia a diretora do Sinpro-DF Luciana Custódio.

Nessa terça-feira (7/2), a diretoria do Sinpro-DF se reuniu com a governadora em exercício do DF, Celina Leão, para exigir resposta à pauta do magistério público e cobrar agilidade na transformação da reivindicação em lei. Celina Leão informou que a Secretaria de Planejamento apresentará proposta de reajuste salarial em reunião com o Sinpro, dia 15 de fevereiro.

A pauta de reestruturação da carreira do magistério tem como principal parâmetro o cumprimento da Meta 17 do PDE (Plano Distrital de Educação), que equipara a remuneração de professores(as) e orientadores(as) educacionais a de servidores com o mesmo nível de escolaridade. Como princípios, a paridade e a isonomia.

Assembleia geral
No dia 14 de março, a categoria realizará assembleia geral com paralisação, para dar encaminhamento à Campanha Salarial 2023: Reestruturação da Carreira Já!. O encontro será às 9h30, no estacionamento da Funarte.

A data também marca os 44 anos do Sinpro DF, o que fortalece o cenário de luta em defesa da categoria do magistério público do DF e da educação.

MATÉRIA EM LIBRAS