Sinpro cobra do GDF reestruturação da carreira; nova reunião dia 15

A Comissão de Negociação do Sinpro reivindicou que a governadora em exercício do DF, Celina Leão, dê resposta à pauta de reivindicações pque reestrutura a carreira do magistério público do DF, ponto central da Campanha Salarial 2023, mantendo o princípio básico da paridade entre ativos e aposentados. O pedido foi feito em reunião realizada nesta terça-feira (7/2), no Palácio do Buriti, com a participação da secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, além dos deputados Gabriel Magno (PT) e Reginaldo Veras (PV).

No encontro, a Comissão de Negociação disse que é urgente a transformação da pauta em lei, diante prejuízo financeiro acumulado pela categoria ao longo dos últimos oito anos. Neste período, o percentual inflacionário de perda chega a 47%, o que posiciona a carreira do magistério público entre as piores remuneradas do DF.

A pauta de reestruturação da carreira do magistério tem como principal parâmetro o cumprimento da Meta 17 do PDE (Plano Distrital de Educação), que equipara a remuneração de professores(as) e orientadores(as) educacionais a de servidores com o mesmo nível de escolaridade.

A governadora em exercício informou que a Secretaria de Planejamento apresentará proposta de reajuste salarial em reunião com o Sinpro, dia 15 de fevereiro. A proposta terá como base estudos de impacto financeiro que vêm sendo feito pela pasta.

Para o Sinpro, a realização da reunião é importante, pois dá continuidade ao processo de negociação. Entretanto, é fundamental que haja agilidade na apresentação de uma proposta que traga resultados positivos à categoria. Para isso, segundo a Comissão de Negociação, a mobilização e a unidade são elementos fundamentais para produzir avanços.

No dia 14 de março, a categoria realizará assembleia geral com paralisação, para dar encaminhamento à Campanha Salarial 2023: Reestruturação da Carreira Já!. O encontro será às 9h, no estacionamento da Funarte.

A data também marca os 44 anos do Sinpro DF, o que fortalece o cenário de luta em defesa da categoria do magistério público do DF e da educação.

Foto: Deva Garcia