CUT convoca trabalhadores para mobilização contra o PL 4330 nesta quarta (8) às 9h

A CUT convoca todos os trabalhadores, dirigentes e militantes dos sindicatos filiados para mobilização nesta quarta-feira (08), às 9h, no Anexo 2 da Câmara. O plenário foi convocado neste horário para votar o PL 4330 em regime de urgência urgentíssima. O projeto de lei precariza o trabalho e rouba direitos históricos da classe trabalhadora. A presença de todos e todas é fundamental nessa luta para barra o PL da Escravidão.
Durante a tarde desta terça-feira (07) milhares de trabalhadores participaram de manifestações contra a PL 4330. Organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), os protestos que ocorreram em todo o país eram contra o projeto de lei que amplia a terceirização. O principal ponto do PL é a permissão de que empresas terceirizem não só atividades-meio (funções de apoio ao negócio central da empresa, como limpeza e vigilância), mas também as atividades-fim (por exemplo, a fabricação de carros, no caso de uma montadora).
No Congresso Nacional, aproximadamente seis mil pessoas se reuniram em frente à Chapelaria. Entre gritos de “não à precarização” e vaias ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e ao relator da proposta, Arthur Maia, os manifestantes foram agredidos pela Polícia Militar. A atuação truculenta de policiais deixou clara a resposta que a atual presidência da Casa pretende dar a manifestações democráticas e que enfrentem interesses empresariais.
Os PMs também utilizaram spray de pimenta e bombas de gás para dispersar a manifestação, impedindo a descida do carro de som. A atitude da polícia gerou revolta entre os trabalhadores, que resolveram enfrentar a polícia, mesmo sob tiros de borracha. Para o presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, a repressão policial é só uma parte lamentável de um Congresso cada vez mais conservador. “O lamentável aqui é o Congresso querer votar o PL 4330, onde o governo se coloca contra a base aliada, querer votar um projeto contra os trabalhadores. Resta a resistência e o enfrentamento”, afirmou.
Projeto em análise
O PL 4330 ainda precisaria da análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Entretanto, é previsto no Regimento Interno da Casa que o texto seja apreciado direto pelo plenário. Esta decisão não leva em conta a opinião da CUT e demais centrais sindicais que representam 33 milhões de trabalhadores, segundo Ministério do Trabalho.
Para o presidente da CUT Brasília, Rodrigo Britto, “é inadmissível que a Casa do Povo não contemple de fato o que é de interesse do povo. A intenção de aprovação do PL 4330 é totalmente a favor dos interesses dos empresários e traz o caos para a classe trabalhadora. Se a Câmara tampa os ouvidos para a classe trabalhadora, nós vamos aumentar o nosso tom, até que sejamos ouvidos. Isso vai ser demonstrado neste mês de abril, quando realizaremos o Abril de Luta. Toda a militância CUTista já está convocada para as ações que repudiam qualquer tentativa de retirada de direito da classe trabalhadora, principalmente para a ação do dia 7, quando ‘tingiremos’ a Câmara de vermelho”.
O projeto de terceirização está na pauta do plenário da Câmara nesta quarta-feira, mas o governo trabalha para adiar para o final do mês a apreciação da proposta.
O Sinpro enfatiza que é extremamente importante a mobilização de professores e professoras para estarem presentes nessas atividades.