Contra descaso e atraso, trabalhadores terceirizados entram em greve no DF

Trabalhadores terceirizados que atuam na limpeza de hospitais públicos do Distrito Federal, sem receber o salário e benefícios do mês, e terceirizados na limpeza e merenda de escolas públicas, com férias e 13º salário atrasados desde 19 de dezembro do ano passado, paralisaram suas atividades hoje (9) e só retornarão ao trabalho quando receberem.
De acordo com o Sindserviços/DF, no caso dos terceirizados da educação, as empresas Juiz de Fora, Raal JG e G & E Serviços receberam a parcela 1/12 (um doze avos) durante todo o ano passado, destinada exclusivamente ao pagamento do 13º salário e férias dos funcionários, o que não justifica o atraso no pagamento dos benefícios. Já em relação aos terceirizados da saúde, o sindicato ressaltou que, há mais de dois anos, os trabalhadores sofrem desgastes financeiros e emocionais, devido à recorrente irresponsabilidade das empresas com os funcionários.
O Sindiserviços/DF cobra soluções imediatas do GDF e das empresas contratadas. Para tanto, foram realizadas várias denúncias junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do DF (SRTE/DF) contra os constantes atrasos nos salários e benefícios da categoria. Outra preocupação da entidade é assegurar que os trabalhadores não tenham cortes no ponto, nem sejam transferidos para outras localidades por conta da manifestação, como assegura a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).´