CONCURSO 2022 | Sinpro garante conquistas para novos nomeados
A Comissão de Negociação do Sinpro avançou em uma série de conquistas para novos(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais que passarão a integrar a rede pública de ensino em 2024. As vitórias foram firmadas em reunião com membros da Secretaria de Educação do DF (SEEDF), nesta quinta-feira (20/6).
Entre as conquistas, está a garantia de que professores(as) que atuam em regime de contratação temporária e foram recentemente nomeados(as) migrem as aptidões adquiridas em exercício para a nova matrícula como efetivos(as).
A apresentação dos documentos que comprovam a realização de cursos e das aptidões deverão ser entregues no ato da posse, que poderá ser realizada até dia 15 de julho.
Durante a reunião, foi informado que serão apresentadas vagas em todas as regionais de ensino. A Comissão de Negociação do Sinpro ressaltou a importância de todas as carências definitivas (vagas resultantes de aposentadorias e vacâncias) serem apresentadas para a escolha dos novos(as) efetivos(as).
Com a negociação, professores(as) aprovados(as) no último concurso e que já atuavam como efetivos(as) na rede de educação com jornada de 40 horas poderão pleitear o acúmulo da carga horária, somando 60 horas semanais de trabalho. Isso caso haja carência de 20 horas na sua atual área de atuação. Ou seja, a redução da carga horária será solicitada para a matrícula mais antiga. Todos(as) os(as) novos(as) concursados(as) do magistério deverão assumir em jornada de 40 horas.
A Comissão de Negociação do Sinpro ainda garantiu que as vagas tornadas sem efeito (não empossadas) serão destinadas aos(às) aprovados(as) que ficaram de fora do cadastro reserva do concurso de 2022. O trâmite será feito, segundo a Secretaria de Educação, em prazo de, em média, 60 dias.
Datas importantes
15 de julho: último dia para tomar posse como professor(a) ou orientador(a) educacional da rede pública de ensino (aprovados no concurso de 2022)
17, 18 e 19 de julho: Curso online de formação para empossados(as). Material disponível na plataforma da Eape.
22, 23, 24 de julho: Encaminhamento para lotação.
25 e 26 de julho: Empossados(as) deverão se apresentar na Coordenação Regional de Ensino (CRE) em que está lotado(a).
29 de julho: Início do exercício na unidade escolar de atuação.
Diário eletrônico
Outro ponto importante da reunião da Comissão de Negociação do Sinpro com a SEEDF foi quanto a não responsabilização e penalização dos(as) professores(as) pelos erros do sistema Educa-DF, que gere o diário de classe eletrônico. Com isso, não será estabelecido prazo fixo antes do fim do ano para que o(a) professor(a) apresente o diário de classe preenchido.
MATÉRIAS EM LIBRAS