Ciranda faz esquenta de ato pelo Fora Bolsonaro, dia 2

Parte da cultura popular brasileira, a ciranda está presente desde atividades da educação infantil até manifestação de movimentos sociais. Neste círculo, que expressa também movimento, renovação, coletividade e horizontalidade, muitas mudanças cantadas e dançadas. Com este intuito, o Sinpro-DF realizará o “Cirandar com Paulo Freire no Fora Bolsonaro”, neste sábado (2/10), às 15h, no Museu da República. A ação se soma à manifestação pelo impeachment de Jair Bolsonaro, agendada para 15h30, no mesmo local e data da ciranda.

“Depois da grande ciranda, vamos seguir a multidão, rumo ao Congresso, para deixar bem claro para o Brasil e para o mundo: Fora Bolsonaro!”, afirma a dirigente do Sinpro-DF Eliceuda França. Ela lembra que Paulo Freire é um dos principais alvos da extrema-direita que apoia Bolsonaro porque instiga as pessoas a pensarem criticamente, a questionarem o sistema em que vivem e a desconstruírem estruturas que oprimem, tornando o mundo mais justo e igualitário.

“Essa ciranda é um ato lúdico necessário para mostrar que a educação que emancipa, que cria cidadãos e cidadãs pensantes, conscientes, como sempre defendeu Paulo Freire, é capaz de mudar os rumos do Brasil”, dialoga Eliceuda França.

O compositor e violeiro Chico Nogueira, atração confirmada no “Cirandar com Paulo Freire no Fora Bolsonaro”, convida a população do DF a “cantar e dançar uma grande ciranda com todos os cuidados necessários para a segurança sanitária”.

>> Leia também: DIA 2: EDUCAÇÃO VAI ÀS RUAS POR FORA BOLSONARO

Levantamento da Agência Pública mostra que Jair Bolsonaro é recordista em pedidos de impeachment. “Ao todo, mais de 1550 pessoas e mais de 550 organizações assinaram pedidos de impeachment do presidente Jair Bolsonaro. Foram enviados 136 documentos ao presidente da Câmara dos Deputados, sendo 82 pedidos originais, 7 aditamentos e 47 pedidos duplicados. Até agora, apenas 6 pedidos foram arquivados ou desconsiderados. Os outros 130 aguardam análise”, aponta.