Câmara dos Deputados debate escolas cívico-militares nesta segunda, 22

A Câmara dos Deputados realiza nesta segunda-feira (22) uma audiência pública para debater o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. De iniciativa do deputado Pedro Uczai (PT-SC), o evento será às 14h, no Plenário 10 da Câmara.

O assunto é controverso. Há apoiadores, mas muitos rejeitam a ideia de uma escola “compartilhada”, onde a área pedagógica está a cargo de professores(as) e orientadores(as) educacionais; e a disciplina fica na responsabilidade da Polícia Militar

O Sinpro-DF tem manifestado preocupações em relação às escolas cívico-militares, pontuando que elas interferem na autonomia pedagógica das escolas e no papel dos(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais, além de questionar a eficácia dessa abordagem educacional.

De acordo com o professor e deputado distrital Gabriel Magno, “escola é lugar de democracia, cultura, de aprendizagem, de debate, de formação, de liberdade para pensar. Estudantes não são soldados. Precisam de acolhimento e estrutura para desenvolverem seus talentos. O principal problema das escolas não é a falta de disciplina, mas a desvalorização dos profissionais combinada com a falta de investimentos”.

Na mesma linha, defesa de mestrado em Educação na UnB, realizada pela professora Janyla Martins de Sousa, aponta para a influência do ideário conservador no trabalho pedagógico e na avaliação concebida e praticada na escola devido à presença dos militares, antagônica à organização em ciclos e aos processos avaliativos formativos do trabalho pedagógico.

Serviço

Audiência pública para debater o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares

Segunda-feira (22), às 14h, no Plenário 10 da Câmara dos Deputados

MATÉRIA EM LIBRAS