Cadernos de Educação da CNTE e o debate sobre a educação indígena

Capa_CadernoEducação_n23O terceiro artigo da edição 23 do Caderno de Educação da CNTE, cujo tema é V Encontro Nacional do Coletivo Antirracismo “Dalvani Lellis“, trata da educação indígena e suas necessidades. O autor, Domingos Sávio Camico Agudelos, discute os problemas da educação indígena e apresenta as reivindicações centrais do movimento.
Intitulado “Educação indígena”, o artigo recupera um pouco da história, mostrando que a educação escolar da população indígena esteve voltada para a eliminação de sua cultura. O surgimento do movimento indígena, ainda na década de 1970, permitiu intervenção qualificada na Constituição de 1988, reivindicando o reconhecimento de sua cultura e a garantia do direito à terra. A partir de então, surge o debate junto à população indígena sobre a sua educação escolar.
Normatizações e leis são instituídas, mas, para atender às necessidades dessa população, é preciso adequar o modelo de educação escolar indígena. Nesse sentido, o movimento apresentou, em julho a dezembro de 2010, período da publicação da edição 23 do Cadernos de Educação, algumas reivindicações centrais do movimento no âmbito da educação escolar indígena Licenciado em filosofia, com mestrado em Ciências Sociais no Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas (CEPPAC/UnB); secretário Executivo do Centro Indígena de Estudos e Pesquisas (Cinep) na época da edição.
Confira aqui o artigo na íntegra.