Ação Solidária marca Dia Nacional de Mobilização em Defesa das Estatais e contra a Reforma Administrativa nesta quinta (4)

Além de denunciar a alta dos preços dos combustíveis, a mobilização nacional, organizada pela CUT e outras centrais sindicais, vai chamar atenção da sociedade para a redução do papel do Estado promovida pelo Governo Bolsonaro (ex-PSL) e os ataques aos trabalhadores. A ação tem apoio da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) e de outras entidades sindicais e do movimento associativo dos bancários. No Distrito Federal a ação acontecerá nesta quinta-feira (04), às 11h, na Quadra Coberta da QN 12C do Riacho Fundo II. 

“A sociedade deve continuar defendendo as empresas públicas, pressionando o governo e o Congresso a não entregarem o patrimônio nacional ao capital privado, que não leva em conta o legado social, mas apenas o lucro”, argumenta Sergio Takemoto, presidente da Fenae.

A pauta do Dia Nacional de Mobilização inclui a defesa das empresas estatais que são estratégicas para o desenvolvimento do país, com geração de emprego e renda; defesa do serviço público que vem sendo sucateado desde o governo de Michel Temer (MDB-SP) e que agora sofre mais ataques com a proposta de reforma Administrativa; e ainda luta pelo auxílio emergencial para garantir condições de sobrevivência àqueles que perderam sua renda durante a pandemia.

 

VACINA JÁ

 As entidades associativas e sindicais reivindicam também o combate a pandemia de forma eficaz e cobram “Vacina já” para garantir imunização de toda a população e assim reduzir o número de vítimas da Covid-19. “É urgente a aquisição de vacinas e uma campanha efetiva para toda a população. E reforçamos a necessidade de incorporar os empregados Caixa no grupo prioritário. Se o governo inclui estes trabalhadores nas atividades essenciais, eles devem ser prioritários na vacinação. Não só os bancários, como todos os brasileiros que atuam na linha de frente de combate à pandemia”, defendeu o presidente da Fenae.

Bancários já têm ações programadas em vários locais para mostrar a importância e o papel social de bancos públicos como a Caixa e o Banco do Brasil para o desenvolvimento do país. As atividades serão realizadas respeitando os protocolos de segurança como distanciamento social e uso de máscaras.

 

AÇÃO SOLIDÁRIA

Uma das atividades previstas para o Dia Nacional de Mobilização é a ação solidária em várias cidades do país para demonstrar como os preços dos combustíveis poderiam ser mais baratos, não fosse a política da Petrobras de acompanhar os preços de importação.

Em parceria com movimentos sociais e associações de moradores, serão distribuídos cupons de desconto para a aquisição de botijões de gás com preço inferior ao praticado no mercado, que em muitos locais do país chega a R$ 120,00.

A campanha tem como foco conscientizar a população sobre os impactos sociais da política de preços das Petrobras que tem penalizado os trabalhadores brasileiros. Nesta terça-feira (2), a estatal anunciou mais um aumento de cerca de 5% nos preços. É o terceiro do ano para o gás de cozinha, quarto do ano para o diesel e quinto aumento da gasolina em 2021.

Os sindicalistas vão explicar que é possível vender mais barato e, do próprio bolso, vão subsidiar esses produtos para a população, vendendo pelo o que deveria ser o preço justo. A ação já foi realizada com sucesso em outras ocasiões quando a Federação Única dos Petroleiros (FUP) subsidiou descontos aos consumidores, para a compra de gasolina e diesel.

Fenae com informações da CUT