SEEDF anuncia nomeações até dezembro; quantitativo é insuficiente

A comissão de negociação do Sinpro se reuniu com a secretária de Educação do GDF, Hélvia Paranaguá, e com a subsecretária da Sugep (Gestão de Pessoas), Ana Paula de Oliveira Aguiar, na quarta-feira, 27 de setembro. A pauta central do encontro foi a necessidade urgente da nomeação dos aprovados e aprovadas no concurso de 2022 para vagas imediatas e cadastro reserva, conforme item que compunha o acordo de suspensão de greve.

A secretária Hélvia informou que a convocação começará pelos 776 professores e professoras da educação básica e 20 orientadores e orientadoras educacionais aprovados(as) para as vagas imediatas. Esse chamamento acontece até dezembro de 2023.

A realização de um novo concurso público já está em debate no âmbito da SEEDF. Entretanto, o desenlace formal para que ele aconteça só pode começar quando as primeiras nomeações acontecerem.

A reivindicação por um novo concurso público em nada interfere nas nomeações, pelo contrário, as duas reivindicações se fortalecem: mesmo com a convocação dos aprovados e aprovadas para as vagas imediatas e do cadastro reserva, a rede continuará com muitas carências a serem sanadas. Por isso, o Sinpro destacou junto à SEEDF que as nomeações e o novo concurso são urgentes para o funcionamento da educação pública do DF.

“A importância da reunião foi que, pela primeira vez, a SEEDF apresentou uma data, definindo o início das convocações. Insistiremos para que as nomeações se deem o quanto antes e que a secretaria apresente um cronograma para as demais nomeações se concretizarem”, aponta Cleber Soares, diretor do Sinpro e integrante da comissão de negociação. “Continuaremos em luta porque o acordo de greve inclui a nomeação também de todo o cadastro reserva”, completa ele.

As nomeações daqueles e daquelas que estão no cadastro reserva seguirá na mesa de negociação permanente do Sinpro com as secretarias de Educação, Orçamento e Planejamento e Relações Institucionais. A próxima reunião com essa composição está agendada para dia 16 de outubro, e tratará também de outras pautas que integram a minuta de suspensão de greve. Entre elas, o aproveitamento do tempo de trabalho em contratação temporária para quem é atualmente efetivo; atestado de acompanhamento para profissionais em contrato temporário; ampliação de carga horária; recesso de quem trabalha nas regionais; entre outras.

 

Vigília

Durante toda a reunião e depois dela, diretores(a) do Sinpro e professores(as) e orientadores(as) educacionais aprovados(as) no concurso de 2022 estiveram no Shopping ID, onde fica a sede da Sugep e onde aconteceu a reunião.

A ação foi definida em reunião no início da semana, quando também foi aprovado um calendário de mobilizações da campanha “Convoca Já”.

>> Saiba mais: REUNIÃO COM APROVADOS E APROVADAS DEFINE PRÓXIMAS ESTRATÉGIAS DA CAMPANHA “CONVOCA JÁ”

Para Ana Cláudia Bonina, diretora do Sinpro, professora em contrato temporário, a luta pelas nomeações vai se intensificar: “A mobilização pelo ‘Convoca Já’ vem acontecendo desde o final de agosto, com diversas ações como os outdoors espalhados pela cidade e a campanha nas redes sociais. Portanto, a mobilização em torno dessa pauta vem crescendo e vai se ampliar ainda mais para garantir que o acordo se cumpra”, disse Ana.

>>> Saiba mais: SINPRO REALIZA AÇÃO NAS REDES PELA NOMEAÇÃO IMEDIATA DE APROVADOS EM CONCURSO

>>> Saiba mais: “CONVOCA JÁ” VAI PARA OUTDOORS DAS PRINCIPAIS VIAS DO DF

>>> Saiba mais: “CONVOCA JÁ”: SINPRO ENTREGA CARTA A DISTRITAIS E PEDE APOIO PARA AGILIZAR NOMEAÇÕES

É importante que os aprovados e aprovadas do concurso de 2022 fiquem atentos ao site e às redes sociais do Sinpro e participem das ações da campanha “Convoca Já”!

MATÉRIA EM LIBRAS