“Convoca Já”: Sinpro entrega carta a distritais e pede apoio para agilizar nomeações

A diretoria colegiada do Sinpro-DF e os(as) professores(as) e orientadores(as) aprovados(as) no concurso de 2022 visitaram, nessa terça-feira (26), os gabinetes dos(as) parlamentares da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) para pedir apoio para duas pautas fundamentais para a educação pública do DF: a nomeação já dos(as) aprovados(as) e a derrubada de vetos do governador Ibaneis Rocha (MDB) à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), encaminhada no primeiro semestre.

Durante a visita, além de conversar com cada parlamentar, o grupo entregou uma carta com o conteúdo da reivindicação e na qual demonstra a situação da rede com a falta de profissionais. Confira no final desta matéria, a carta na íntegra. Segundo a carta, “esse pleito se faz necessário considerando a imensa demanda para efetivação dos profissionais do magistério no conjunto das escolas da rede pública do Distrito Federal”.

“Reivindicamos também o apoio dos e das parlamentares para derrubar os vetos do governador Ibaneis no Orçamento às nomeações de apenas 630 professores e professoras e 200 orientadores e orientadoras educacionais, previstas para 2024”, destaca Ana Bonina, diretora do sindicato. Esse pleito também está na carta, a qual mostra que o déficit de professores(as) na rede pública de ensino é imenso e que existe a necessidade de derrubar o veto do governador à LDO 2024 aprovada na CLDF, que prevê o aumento do quantitativo de vagas para o concurso prevendo a convocação de 8 mil professores(as).

No documento, destaque para a observação de que, de acordo com a LDO para 2023, a previsão de nomeação de 6.200 professores(as) da educação básica e 1.000 pedagogos(as)-orientadores(as) educacionais.  A ação dessa terça-feira faz parte da campanha Convoca Já, que, por sua vez, integra o calendário de mobilização aprovado na reunião do Sinpro com aprovados e aprovadas do último concurso.

A campanha Convoca Já deve se intensificar e o Sinpro seguirá cobrando do governo o cumprimento de todos os pontos do acordo de suspensão da greve. Confira também, no final dessa matéria, outras publicações sobre as ações da campanha Convoca Já.

Confira o álbum de fotos no Facebook e saiba mais sobre o assunto em outras publicações do Sinpro a seguir:

“CONVOCA JÁ” VAI PARA OUTDOORS DAS PRINCIPAIS VIAS DO DF

 

SINPRO REALIZA AÇÃO NAS REDES PELA NOMEAÇÃO IMEDIATA DE APROVADOS EM CONCURSO

 

REUNIÃO COM APROVADOS E APROVADAS DEFINE PRÓXIMAS ESTRATÉGIAS DA CAMPANHA “CONVOCA JÁ”