Sindicato lança cartilha de defesa do cliente e usuários de bancos

O Sindicato dos Bancários de Brasília está distribuindo cartilha de defesa dos direitos dos clientes e usuários de banco. Aponta didaticamente à população por que existem filas longas nas agências e como recorrer contra a demora no atendimento acima do tempo previsto em lei (mais de 20 minutos em dias normais ou 30 minutos em dias de maior movimento).
A cartilha aborda ainda a insegurança em relação aos assaltos em “saidinha de banco” e às altas tarifas bancárias. Explica as diferenças entre conta-salário e conta corrente comum. Foram produzidos 20 mil exemplares da cartilha que estão sendo distribuídos pelo Sindicato aos usuários nas agências bancárias.
O presidente do Sindicato dos Bancários, Eduardo Araújo, afirma que a cartilha é importante para a população se orientar quanto aos abusos cometidos pelos bancos e a como se defender, indicando os órgãos para os quais reclamar. A publicação, segundo ele, procura mostrar que não são os bancários os culpados por essa situação de demora e dificuldades no atendimento. São os banqueiros que estão reduzindo o quadro de funcionários com demissões para aumentar cada vez mais seus lucros e investem aquém do necessário, levando insegurança aos bancários e aos clientes.
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