Seminário mostra importância da comunicação sindical

SeminárioDurante dois dias, quinta e sexta-feira (19 e 20), sindicalistas e jornalistas estiveram reunidos no 1º Seminário de Atualização em Comunicação Sindical, no qual foi feita uma radiografia da conjuntura atual da comunicação dos sindicatos e da grande mídia.
Evidenciou-se nas explanações e nos debates que a qualidade da comunicação é essencial aos objetivos alvejados pelos sindicatos. Também ficou transparente a necessidade de mecanismos para o aperfeiçoamento da atuação dos profissionais e dirigentes sindicais para fortalecer a comunicação das entidades de trabalhadores.
O evento foi promovido pela CUT, Sindicato dos Jornalistas do DF e Sindicato dos Bancários de Brasília. Teve como expositores Jacy Afonso, secretários nacional de Organização da CUT; Vitor Gianotti, do Núcleo Piratininga de Comunicação, e Hélio Doyle, jornalista e professor da UnB.
Gianotti destacou a importância dos veículos de comunicação, sublinhando sempre que os sindicatos devem investir em todos os meios que lhes proporcionem uma maior interação com seu público alvo. Ele foi enfático sobre o papel estratégico da comunicação no sindicalismo.
Doyle, após análise do pensamento político e do sindicalismo, evidenciou sobre a necessidade dos sindicatos terem profissionais de comunicação com bagagem intelectual e política. Mas, alertou que para que isso ocorra, os profissionais devem ser valorizados em suas assessorias.
Jacy Afonso analisou os atuais desafios e a estrutura do movimento sindical. Também sublinhou a importância da comunicação no dia a dia da vida sindical.
A Central  Única dos Trabalhadores, segundo o secretário de Comunicação da CUT Brasília, Marcos Junior, vai reimplementar o Coletivo de Comunicação, no qual, profissionais de comunicação  e sindicalistas poderão definir novas estratégias para a comunicação sindical.