Reitoria chama reunião, mas não avança na pauta dos servidores da UnB

Após assembleia realizada na manhã desta terça-feira (27), os servidores técnico-administrativos da UnB lotaram o Salão de Atos do prédio da reitoria para ouvir a proposta da administração superior da Universidade à pauta de reivindicação dos trabalhadores, em greve desde o dia 17 de março. No entanto, o encontro convocado pela Comissão de Negociação da reitoria não resultou em avanços para os trabalhadores.
O representante da Comissão, professor Ebenézer Silva, afirmou no início do encontro que a proposta da reitoria tinha o intuito “de proporcionar o encerramento do movimento grevista e retorno dos trabalhadores aos postos de trabalho”. A proposta se resume em três pontos: o apoio institucional da UnB às melhorias salariais para a categoria dos técnico-administrativos; o estímulo à capacitação interna dos técnico-administrativos da UnB; e a criação da Comissão Permanente para análise dos processos relacionados ao retorno da jornada reduzida de 30 horas.
As propostas foram recebidas com decepção pelos trabalhadores. “Precisamos de algo efetivo. Não podemos aceitar apenas compromissos. Essa proposta é vaga e não garante nada à categoria”, avaliou Messias Barbosa, coordenador do Sintfub, sindicato que representa a categoria.
Uma das argumentações da Comissão de Negociação da reitoria foi que vários processos dos setores de trabalho que solicitaram a volta das 30 horas não haviam sido aprovados por falhas no preenchimento da documentação exigida. A servidora Socorro Marzola, ex-integrante da Comissão que analisou os processos, retrucou e afirmou que “os processos não foram preenchidos erroneamente”. “O problema com os processos foram as questões subjetivas colocadas além da resolução sobre a jornada de 30 horas”, disse.
Consuni
Ebenézer Silva ainda afirmou que a reunião do Conselho Universitário – Consuni, que dará continuidade ao debate sobre a pauta de reivindicação dos técnico-administrativos da UnB, está agendada para esta sexta-feira, dia 30.
Acesse aqui a pauta de reivindicação dos servidores da UnB