Integralização da Tidem garantida no salário de julho

Na reunião de negociação realizada na manhã desta quarta-feira, 01, que contou com a presença do secretário de Educação, Denilson Costa,  foram retomados os debates sobre os outros pontos da pauta de reivindicações da categoria.  Confira os pontos discutidos:
– Tidem a menor para aposentados –  O GDF informou que já foi feita a correção nos salários dos aposentados que estavam recebendo a valor menor da Tidem e que os salários a serem pagos no 5º dia útil de agosto já virão com essa correção.  Afirmaram ainda que está sendo feito um levantamento para pagamento retroativo dos valores devidos.
– Remanejamento – ressaltando que 15 mil 300 professoras e professores participaram do processo de remanejamento, a Secretaria informou que estuda a possibilidade de fazer uma terceira etapa para que possam participar os professores recém-contratados que fizeram a inscrição para o processo de forma manual.
– Contratação de concursados – Até o momento foram contratados 805 professores, sendo que apenas 675 tomaram posse. A Secretaria informou que além de preencher essas vagas, continuarão a convocar concursados para as vagas de aposentadoria que devem ocorrer até o final do ano.
– Novos concursos – A Secretaria informou que solicitou autorização da Secretaria de Administração para a realização de três certames: uma seleção para contratação temporária, e concursos para orientador(a) educacional e para suprir vacâncias de História, Geografia e Educação Física, disciplinas em que não há mais profissionais aprovados em concursos.
– Licença-prêmio – Informaram que estão concedendo licença-prêmio para as professoras que estão voltando de licença-gestante, para os/as que estão em vias de se aposentar, com problemas de saúde na família, em especial do genitor/a, em final de curso de conclusão de mestrado ou doutorado e os que não têm necessidade de substituição (neste caso, limitada a um mês). A Secretaria adiantou ainda que a partir de janeiro de 2013 não será preciso mais entrar com processo para garantir o direito a licença-prêmio, isso será feito automaticamente.
– Salário do contrato-temporário – A comissão de negociação do Sinpro voltou a cobrar o pagamento do contrato temporário pelo piso da categoria e não por hora-aula. Está sendo pago sempre deixando de ser horista.
– Recursos do PDAF – Até sexta-feira da semana que vem, dia 10, será publicado o decreto que vai definir a data dos repasses do PDAF para as escolas neste semestre. A Secretaria de Educação disse que no próximo ano repassará esse valor integralmente no início do ano, ao contrário do que ocorre hoje, quando é repassado em duas parcelas.
Ampliação de carga – Foi autorizada a ampliação de carga horária e segundo a Secretaria isso deve se concretizar nos próximos dias
A Secretaria de Educação informou ainda que não passou orientação para que as/os professoras/es recém-contratadas/os fizessem reposição aos sábados e que isso é irregular. Duas novas reuniões foram marcadas uma para o dia 14 e outra para o dia 21 de agosto para continuidade dessas discussões. Sobre o Plano de Carreira nova rodada de negociação ocorre no dia 6 de agosto, às 14h30. Vamos continuar mobilizados e comparecer em peso na assembleia do dia 8 de agosto para avaliar o andamento das negociações.  Nossa força é nossa união!