Histórias infantis para uma cultura da paz

Ararinha azul é o novo livro do escritor Pedro Braga com belas narrativas sobre valores, meio ambiente e para uma cultura de paz. Segundo crítica do site Amigos do Livro, a literatura de Pedro Braga é um desses casos que pode ter uma leitura unívoca. Mas seu texto também permite outras interpretações. Toda boa literatura infantil pode se permitir uma leitura conduzida e também abrir portas para a imaginação infantil que poderá, não propriamente discordar da conclusão, mas acrescentar um outro matiz ao texto.

O professor – o bom professor que por certo é você que está me lendo – sabe que há sabedorias inatas e que a criança traz consigo um repertório diferente do adulto.

E mais: que sua apreensão da realidade se dá por meio de diversos mecanismos psicológicos que muitas vezes vêem o rei nu. Por isso, estas belas narrativas infantis de Pedro Braga carregam consigo uma consciência ecológica a ser despertada ou desenvolvida na criança.

Mas ao mesmo tempo está cheia de ludismo e de um mundo mágico que oxalá permanecesse em nós ao chegar a idade dita madura.” (Ronaldo Costa Fernandes)

Pedro Braga é de origem portuguesa. Cursou sociologia na escola de Altos Estudos em Ciências Sociais da Universidade de Paris, Sorbonne, e Jornalismo no Instituto Francês de Imprensa. Advogado em Brasília, é autor de vários livros, entre eles A Ilha Afortunada, Crime e Sociedade e Ética, Direito e Administração Pública.

SERVIÇO:

A Ararinha-Azul
Autor: Pedro Braga
Ilustrações: Marcílio Tabosa de Castro
Editora: LGE
Páginas:91
Edição: 1ª / Ano: 2008
Preço: R$ 25, 00