Em reunião com a comissão de negociação, GDF anuncia pagamento do 13º e do PDAF

Em reunião com a comissão de negociação do Sinpro-DF, na manhã desta terça-feira (13), o Governo do Distrito Federal (GDF) confirmou o crédito do pagamento do 13º salário ainda nesta terça. Porém, no fim do dia, anunciou que poderá pagar até o dia 20 de junho.
A reunião foi realizada no Edifício Phenicia com o secretário de Estado da Educação, Júlio Gregório, e outros representantes da SEEDF, na qual ele informou que o governo deverá liberar R$ 30 milhões para efetuar pagamentos dos recursos do Plano de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF) para manutenção das escolas.
Os representantes do GDF informaram que algumas escolas já receberam uma parcela do PDAF, contudo não informou o número de escolas contempladas e nem quais são elas. A comissão de negociação cobrou mais agilidade no pagamento do PDAF e que esses recursos sejam repassados ainda no início do ano para que as escolas possam se planejar melhor com as despesas.
Vale lembrar que desde julho de 2016, o governo Rollemberg começou a pagar o 13º salário com atraso e separado da remuneração do mês, crédito que vem sendo efetuado entre os dias 13 e 15 de cada mês. Todavia, em maio de 2017, chegou a ser pago no dia 25.
A comissão de negociação cobrou agilidade na homologação do último concurso público para profissionais do magistério e a convocação imediata de novos para ocuparem as carências definitivas. Mas a SEEDF informou não ter ainda data definitiva para essa homologação e que a previsão é a nomeação de 42 orientadores educacionais para o segundo semestre de 2017.
Os dirigentes sindicais cobraram ainda o ajuste dos sistemas nas Regionais para que os profissionais que estão pleiteando vaga no concurso para contrato temporário pudessem entregar a declaração conforme o próprio Cebraspe exige.
Essas declarações devem ser entregues conforme os modelos já disponíveis nas Regionais entre 19 e 21 de junho. Vale lembrar que as Regionais estão com problemas na internet e para resolver essa questão, a SEEDF orientou que os professionais se antecipem e se não houver possibilidade de a declaração ser emitida pela Regional, então, devem procurar a sede da SEEDF.
Exigiram a retomada a mesa de negociação permanente para discussão da pauta de negociação da categoria e do Plano Distrital de Educação (PDE), lembrando que, além do Sinpro-DF e da SEEDF, a mesa é formada também pela Casa Civil, representada pela Secretaria de Relações de Trabalho e Terceiro Setor.
Na ocasião, os dirigentes sindicais anteciparam um dos pontos a serem discutidos na mesa de negociação permanente e apresentaram a proposta de que a SEEDF estabelecesse um convênio com instituições públicas de ensino superior para ofertar cursos de mestrado e doutorado na perspectiva da formação continuada.
RIDE – Em virtude do novo questionamento do Tribunal de Contas do DF (TCDF) aos profissionais do magistério que residem na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE/DF), a comissão de negociação cobrou agilidade do governo o cumprimento do acordo da greve de 2015 e, com isso, a apresentação e encaminhamento de uma solução definitiva para se resolver o problema do pagamento do auxílio transporte desse pessoal.
A SEDF, informou que irá encaminhar uma proposta de projeto ao Poder Legislativo a fim de resolver, a partir da criação de uma lei, a situação. Diante da possibilidade de haver uma solução definitiva em lei, a comissão de negociação se pôs à disposição para discutir a proposta a ser apresentada e ressaltou a necessidade da urgência dessa medida, bem como o compromisso do GDF em evitar qualquer prejuízo a esses profissionais.