Compromisso com a educação pública de qualidade

Nesta semana, todas as entidades filiadas à CNTE receberão um material contendo as propostas dos trabalhadores em educação a serem apresentadas aos candidatos às eleições 2010 (Presidente, Governador, Senador e Deputados Federais, Estaduais e Distritais) junto com uma carta-compromisso para ser assinada por aqueles que se comprometem com a nossa pauta para a qualidade da educação pública e a valorização de seus profissionais. A iniciativa da CNTE tem por objetivo chamar a atenção da classe política e da sociedade em geral para as ações mais importantes no sentido de que o país permaneça a trilhar um caminho de resgate de sua educação pública – que, aliás, ainda é bastante longo.
Aumento do percentual do PIB em investimento na educação, gestão democrática nos sistemas e escolas, políticas de valorização profissional (como o pagamento do piso salarial do magistério e a instituição de planos de carreira para todos os trabalhadores da educação), segurança nas escolas, respeito à negociação coletiva com os trabalhadores, fim da terceirização escolar e profissionalização dos trabalhadores são alguns dos temas de nossa pauta. Esperamos que essa iniciativa constitua-se em mais um incentivo ao debate social em torno da importância da educação para a qualidade de vida da nossa população e para o desenvolvimento sustentável e duradouro do Brasil. E, na qualidade de formadores de opiniões em nossos ambientes de trabalho e comunidades, nós, trabalhadores em educação, não poderíamos nos furtar em discutir esses temas de extrema importância para o futuro do país.
Lembramos que no dia 16 de setembro a CNTE realizará ato no Supremo Tribunal Federal para entregar aos ministros do Tribunal um dossiê contendo denúncias de estados e municípios que descumprem a Lei do Piso. O documento também será entregue ao Presidente Lula, aos presidentes da Câmara e do Senado e ao ministro da Educação.
Com informações do site da CNTE