Abertas as inscrições para a VI Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

Até 12 de junho, alunos de escolas públicas e particulares – do 6° ao 9° do Ensino Fundamental e do Ensino Médio – podem se inscrever, gratuitamente, para participar da 6° edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, projeto desenvolvido pela Fiocruz em parceria com a Abrasco.
A Olimpíada visa a despertar o desejo dos estudantes pela ciência e tecnologia, criando oportunidades para reflexão sobre questões e problemas referentes à saúde e ao meio ambiente. Os trabalhos podem ser desenvolvidos em três modalidades: produção de textos, Produção Audiovisual e Projeto de Ciências. Para participar basta acessar o site: http://www.olimpiada.fiocruz.br/6obsma/index.html.
O critério de escolha dos projetos será baseado na originalidade e criatividade dos trabalhos. Os professores, responsáveis pela inscrição, devem enviar o material original, via Correios, para sua coordenação regional. A Olimpíada terá vencedores por etapa regional e nacional. Os primeiros colocados da etapa regional ganharão uma viagem à cidade do Rio de Janeiro para conhecer o campus da Fiocruz e participar de eventos ligados à premiação e à formação técnico-científica.
Modalidades dos projetos
A Olimpíada, dividida em duas categorias – Ensino Fundamental e Médio – poderá ter projetos desenvolvidos nas três modalidades abaixo:
Projeto de Ciências: os trabalhos apresentados nessa modalidade podem ser diversos, inclusive experimentos científicos destinados à verificação de fenômenos naturais ligados a saúde e/ou meio ambiente. O projeto deve ser realizado em grupo (alunos, turmas ou escolas).
Produção Audiovisual: o vídeo deve estar relacionado com objetivo da Olimpíada e ter duração de, no máximo, 10 minutos. Realizado em grupo, os trabalhos desenvolvidos poderão ser de animação; documentário e ficção; vídeo-arte; programa de entrevista; reportagem ou videoclipe.
Produção de Texto: os trabalhos podem ser individuais ou coletivos. O texto deve ser inédito e original, podendo, no máximo, ter um total de 10 páginas e pode ser ilustrado. Serão aceitos: contos, composições, histórias, poemas, crônicas, novelas, reportagens jornalísticas, paródias, entre outros.
Para mais informações acesse: http://www.olimpiada.fiocruz.br/6obsma/index.html.