Servidores de Formosa ocupam prefeitura

Diante da inflexibilidade do prefeito de Formosa, município goiano que fica a cerca de 80 km de Brasília, os servidores públicos do município ocuparam a prefeitura nesta sexta-feira (27) para pressionar o atendimento da pauta de reivindicação da categoria.
Em greve desde o dia 10 de fevereiro, os servidores estão sem o reajuste salarial previsto em lei, referente ao INPC (6,23%). O valor deveria ter sido incluído nos salários dos trabalhadores em janeiro. Também não houve reajuste no pagamento do Piso Salarial Nacional para os professores, pagamento do incentivo funcional e de titularidade aos servidores, entre outros pontos em atraso desde setembro de 2014.
Além do que consta em lei, os servidores municipais de Formosa também querem a reestruturação da tabela salarial, incentivo anual para agentes comunitários de saúde e agentes de combate à endemia e construção de Plano de Carreira para os servidores da área da Saúde.
De acordo com o Sinprefor, sindicato que representa a categoria, os servidores públicos de Formosa vêm sendo ameaçados de corte de ponto, transferência de setor, substituição e outras violações ao direito de greve.
Desrespeito
Em uma das reuniões com o secretário de Educação de Formosa, Rafael Barros, a dirigente sindical do Sinprefor, Carla Castro, foi seriamente agredida verbalmente. Além de xingamentos, o representante do governo municipal falou para a sindicalista “voltar para a cozinha”, uma postura não só antissindical, mas machista.