Xô Covid, vacina logo! Vacinação de toda a população deve ser prioridade

Mesmo diante dos apelos feitos por órgãos de saúde, de campanhas informativas e de todo o noticiário cientificando a importância da vacinação contra a Covid-19, o avanço da imunização no Distrito Federal, principalmente da segunda dose, está em ritmo lento. Segundo levantamento feito pelo Ministério da Saúde, pelo menos 306.616 brasilienses que já deveriam ter completado o ciclo vacinal não voltaram aos postos de saúde para tomar a segunda dose. O montante representa 10,04% de toda a população da capital federal.

Associado a este dado tão preocupante, a imunização de crianças de 5 a 11 anos segue indefinida, fator que aumenta o risco de contágios e mortes em decorrência do novo Coronavírus. Atualmente nove países, incluindo os Estados Unidos, já vacinam crianças com menos de 12 anos, fato ignorado pelo governo de Jair Bolsonaro.

Entrando na luta pela imunização de toda a população, o Sinpro-DF lançou a campanha Xô Covid, vacina logo!. Não se trata de mais uma campanha de conscientização, de um convite ou de um pedido especial, mas de um apelo à vida de cada um de nós, das pessoas que mais amamos e da esperança de podermos voltar a fazer tudo que fazíamos antes da pandemia. É somente aceitando e respeitando a vacinação que conseguiremos tudo isto novamente!

O apelo feito por órgãos como a Organização Mundial de Saúde (OMS) e tantos outros para que a população se vacine não se resguarda em questões políticas ou brigas ideológicas, mas pelo respeito à vida. “O ato de não se vacinar não coloca apenas você em risco, mas pessoas que estão à sua volta, que são as que você mais ama. Não se imunizar pode colocar a sua vida em risco, mas, também, a vida de filhos, pais, avós, amigos”, explica a coordenadora da Secretaria de Saúde do Sinpro, Elbia Pires.

É importante que as escolas incentivem os(as) alunos(as) a se vacinarem. A imunização deste grupo protege pais, mães, avós, avôs, familiares em geral e pessoas próximas. A vacinação salva vidas e é nisto que temos que nos assegurar.