Webinários Gpdes/UnB abordam as possibilidades decolonizadoras e transgressivas das artes

O Grupo Educação Saberes e Decolonialidades (Gpdes/UnB) vai realizar dois webnários no dia 27 de julho, um às 10 horas e outro às 17 horas. Serão duas transmissões ao vivo e gratuita pelo YouTube, com emissão de certificado para ouvintes.

Os eventos reúnem artistas pesquisadores com diferentes trajetórias para conversar sobre como suas ações artísticas tem um potencial de decolonização de corpos, mentes e práticas.

Quando a arte decoloniza o mundo – 27/07 às 10:00

Andréa Nascimento é historiadora e pesquisadora há 21 anos da trajetória social do multiartista e pai de santo Joãozinho da Goméia.

Laurene Ataide é socióloga, paraense, guardiã do Cordão de Pássaro Colibri de Outeiro. Trabalha com projetos de criação, revitalização e resgate da manifestação da Cultura Popular dos Pássaros Juninos do Pará.

Meimei Bastos é autora do livro “Um verso e mei”, educadora, atriz, coordenadora do Campeonato de Poesia Falada do DF e Entorno e do Slam Q’brada. Atua em diversos movimentos sociais, promovendo eventos especialmente direcionados à população negra e periférica.

Mediador/debatedor:

Lurian Lima é professor de História da Música, doutor em História na Universidade Federal Fluminense (UFF), integrante dos grupos CULTNA/LABHOI (UFF), GTEP/ANPUH.

 

 

Corpos Transgressivos – 27/07 às 17:00

Auá Mendes é indígena do Povo Mura, Artista, Manauara do Amazonas, formada em Tecnologia em Design Gráfico pela FAMETRO. Atualmente é mestranda profissional em Design pela UFAM. Designer gráfica, ilustradora e grafiteira.

Estela Lapponi é performer e videoartista paulistana. Tem como foco de investigação artística o discurso do corpo com deficiência, a prática performativa e relacional e o trânsito entre as linguagens visuais e cênicas. Desde 2009 realiza práticas investigativas a partir do conceito que criou: Corpo Intruso e sua performatividade Zuleika Brit.

Jussara Belchior é bailarina gorda. Trabalha também como diretora, coreógrafa e pesquisadora de práticas e escritas em dança contemporânea. Doutoranda pelo PPGT – UDESC (bolsista CAPES).

Marcelo Ubuntu é ator e performer. Doutorando em Artes Cênicas na UNIRIO. Pesquisa as artes cênicas das/nas margens como o teatro na prisão, teatro na/de rua e comunidades, as interfaces do hiv-aids na cena, Performance e poéticas do cuidado.

Mediadora/debatedora: Juliana Liconti é doutoranda em artes cênicas na UNIRIO e investiga pedagogias performativas, que são práticas que conjugam teoria e prática, forma e conteúdo, arte e vida, estética e política a fim de desestabilizar normatividades sociais.

Para mais informções, acompanhe as redes sociais do Gpdes/UnB