1º Prêmio Paulo Freire de Educação da CLDF reconhece profissionais e entidades

Os(as) vencedores(as) do I Prêmio Paulo Freire de Educação da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) receberam seus reconhecimentos na quinta-feira (28/9), numa Sessão Solene, realizada no Plenário da Casa Legislativa. Além dos(as) profissionais da educação, estudantes e comunidade escolar, entidades, como o Sinpro-DF e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), também receberam Moção de Louvor. Confira no Facebook do Sinpro-DF o álbum de fotografias.

Idealizado e coordenado pelo deputado distrital e presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da CLDF, Gabriel Magno (PT/DF), a premiação objetiva reconhecer e valorizar profissionais da área da educação, professores/as, estudantes e seus familiares, estudiosos da educação, ativistas pelo direito à educação e comunidades escolares.

O prêmio homenageia, reconhece e valoriza profissionais da área da educação, professores(as) e orientadores(as) educacionais, estudantes e seus(as) familiares, estudiosos(as) da educação, ativistas pelo direito à educação e comunidades escolares e se destacaram por suas contribuições na promoção do direito à educação, pública, gratuita e de qualidade, da gestão democrática, do Plano Distrital de Educação (PDE) e projetos político-pedagógicos que impactam as escolas públicas, a vida de seus(as) estudantes e suas cidades-satélites.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e o Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF) também receberam Moções de Louvor da CLDF. O diretor do Sinpro, Raimundo Kamir, e a secretária de Finanças da CNTE, Rosilene Corrêa, estiveram presentes na cerimônia representando suas respectivas entidades sindicais.

Kamir destacou a importância de se ter educadores(as) na composição da CLDF. “Somente um professor, forjado na luta, seria capaz de trazer para esse espaço a potência que é a escola pública”, disse. E, Rosilene Corrêa, parabenizou os(as) professores(as) que contibuem, diariamente, para o aprendizado em sala de aula, com a beleza que o patrono da educação brasileira, Paulo Freire, deixou de herança.

A diretora da CNTE também lamentou a realidade crítica de muitas escolas Brasil afora, resultado da precarização da educação e do trabalho docente. “Meus cumprimentos não são apenas pelos projetos que fazem a diferença, mas também, pelo fazer pedagógico diário de cada escola, pois são esses que fazem a diferença para termos um país melhor, onde o oprimido nunca desejará ser opressor, onde todos teremos um tratamento igualitário, o acesso a uma educação de qualidade, e que essa seja, sobretudo, uma educação pública que respeita os direitos de cada um”, declarou.

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