É hoje! Vote! Em defesa de uma das nossas maiores conquistas: a gestão democrática

Hoje – quarta-feira, 25 de outubro – é um dia muito importante para as comunidades escolares e todos aqueles e aquelas que defendem a educação pública: dia de votar nas eleições do processo de gestão democrática no DF! A votação vai eleger os novos diretores ou diretoras, vice-diretores ou vice-diretoras, e membros dos conselhos escolares.

>>> Saiba mais: ELEIÇÃO DE DIRETOR, VICE E CONSELHO ESCOLAR, NESTA QUARTA (25)

Defender e fortalecer a gestão democrática não é novidade para nossa categoria. A lei 4.751/12 é motivo de orgulho para nós, que lutamos muito para concretizá-la, ao lado dos demais segmentos que compõem as comunidades escolares e de diversos setores da sociedade.

A militarização foi um duro golpe na gestão democrática, e nós denunciamos e resistimos muito a esse processo. Nos últimos 12 anos, a gestão democrática sofreu diversos ataques, e nós sempre estivemos a postos para defendê-la. Basta lembrar a campanha “Gestão Democrática: Eu Apoio”, que o Sinpro-DF espalhou por todo o DF no final de 2022, através de outdoors e debates nas escolas.

Na construção do PDE (Plano Distrital de Educação), aprovado em 2015, batemos na tecla da valorização da gestão democrática. É por isso que temos a meta 19 do Plano, que prevê o fortalecimento dos mecanismos e instrumentos que assegurem a transparência e o controle social; ampliação dos programas de apoio e formação aos conselheiros do Fundeb; consolidação o Fórum Distrital de Educação; criação da lei de responsabilidade educacional do DF, para definir as formas de controle das ações do poder Executivo pela gestão e financiamento da educação; e a definição da Secretaria de Educação como unidade executora orçamentária dos recursos da educação.

E seguimos nessa luta e nessa construção até hoje. A etapa distrital da Conae (Conferência Nacional de Educação) vai debater um balanço dos 9 anos de PDE, do qual a gestão democrática é um dos pilares. Além disso, está em curso a consulta pública que vai recolher contribuições para a minuta do Projeto de Lei da Gestão Democrática (que estará disponível até dia 31/10), processo muito importante para melhorar e fortalecer essa nossa ferramenta.

>>> Saiba mais: FIQUE ATENTO ÀS ETAPAS PREPARATÓRIAS DA CONAE

>>> Saiba mais: MINUTA DE PL DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DISPONÍVEL PARA COLABORAÇÃO DE TODOS(AS)

Os ataques à escola pública também têm sido muitos nos últimos anos. Basta ver a ação dos apoiadores e apoiadoras da Lei da Mordaça, do homeschooling, dos vouchers, que continuam a perseguir e desqualificar o trabalho dos profissionais da educação visando ao sucateamento da escola pública e à privatização.

Para nós, a gestão democrática é a melhor forma de defender a escola pública, gratuita, inclusiva, plural, laica e de qualidade. A gestão democrática promove o diálogo interno, abrindo caminhos para a tolerância e para a união, pois seu grande objetivo é fazer a escola sempre melhor, um lugar onde cabem todos e todas. O processo eleitoral é a representação desse diálogo interno, por isso ele é muito rico e nos é caro.

Por tudo isso, vamos sim votar nas eleições para diretor(a), vice-diretor(a) e conselhos escolares! Vamos sim fortalecer a gestão democrática e contribuir para a valorização da escola pública e seus profissionais! Viva a democracia!

 

Clique aqui e confira as chapas homologadas

MATÉRIA EM LIBRAS