CONAE | DF realiza conferências regionais nesta terça (31)

As 14 regiões administrativas onde existem Coordenações Regionais de Ensino (CRE) promoverão conferências regionais preparatórias para a Conferência Nacional de Educação (CONAE) – Etapa Distrital nesta terça-feira (31/10). As conferências serão realizadas às 9h e às 14h, para contemplar os(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais em suas coordenações (confira os locais no fim da matéria).

Outra agenda importante é a do dia 7 de novembro, quando será realizada a Conferência Livre de Educação do Sinpro-DF. Todos(as) que estiverem em coordenação pedagógica e participarem das conferências terão garantidos o AFAST. Importante frisar que aqueles(as) que estiverem de coordenação pedagógica devem fazer sua coordenação nos locais das conferências regionais nas cidades. Desta forma terão garantidos seu AFAST para o dia 31 de outubro (Conferência Regional nas Cidades).

Diretor do Sinpro e coordenador do Fórum Distrital de Educação (FDE), Júlio Barros ressalta que nessas etapas preparatórias foi realizada a Conferência Livre de Educação sobre a Avaliação dos 9 anos do PDE. “A professora Lívia, da equipe técnica do PDE, apresentou o Relatório de 2022 e em seguida tivemos uma mesa temática com especialistas em educação para comentar as 21 metas. Essa Conferência subsidiará, em parte, as Conferências nas cidades e a CONAE Distrital, mas obviamente o foco será a construção do novo Plano Nacional de Educação”, ressalta.

Nos dias 9, 10 e 11 de novembro será realizada a Etapa Distrital da CONAE. Na ocasião serão reunidos todos os segmentos da comunidade escolar – estudantes, pais, funcionários(as), professores(as), orientadores(as) educacionais, rede pública, rede privada, educação básica e educação superior para a eleição dos(as) delegados(as).

O processo da CONAE 2024 já está em curso desde agosto, quando foi definido o Regimento e os sete eixos do documento-base. O lançamento da CONAE Distrital foi realizado no dia 19 de setembro, dia do aniversário de Paulo Freire, no Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), com a participação de mais de 200 pessoas.

O Regimento e as orientações de realização das conferências foram publicizados em agosto pelo Fórum Nacional de Educação (FNE). O documento-base será divulgado no dia 15 de outubro.

 

Confira os locais onde serão realizadas as 14 etapas preparatórias no dia 31 de outubro, sempre às 9h ou às 14h:

Conferência Regional de Ceilândia – Escola Parque

Conferência Regional do Gama – CEM 03

Conferência Regional do Plano Piloto – Sede do Sinpro (SIG)

Conferência Regional do Recanto das Emas – CEF 104

Conferência Regional de Samambaia – CEE 01

Conferência Regional de Santa Maria – CEE 01

Conferência Regional de Taguatinga – CEMTN

Conferência Regional do Paranoá – CEF 01

Conferência Regional de Planaltina – UnB de Planaltina

Conferência Regional do Guará – CED 3

Conferência Regional do N. Bandeirante/Riacho 1 e 2/ Candangolândia – CEMUB

Conferência Regional de São Sebastião – CED Zumbi dos Palmares

Conferência Regional de Sobradinho – CEM 01

Conferência Regional de Brazlândia – CEM 01

 

Publicado originalmente em 11 de outubro de 2023

Republicado, posteriormente, no dia 26 de outubro de 2023.