Novembro Azul: diagnóstico inicial é decisivo para o combate ao câncer de próstata

Em vídeo produzido pelo Sinpro, os diretores Rodrigo Teixeira e João Braga, da Secretaria de Saúde do sindicato, chamam a atenção de professores e orientadores educacionais para a necessidade da prevenção ao câncer de próstata. A ação integra a campanha Novembro Azul, movimento internacional para a conscientização sobre o câncer de próstata e a importância do diagnóstico precoce.

Os dois diretores destacam que a doença mata muitos homens no Brasil e no mundo, e o maior vilão para isso é o preconceito. “A maioria dos casos que poderiam ser tratados logo de início acabam se tornando fatais”, aponta Rodrigo. Os dados apontam que a chance de cura é de mais de 90%, quando a doença é detectada cedo.

O diagnóstico inicial é fundamental para o combate ao câncer de próstata. Quando detectada precocemente, a doença tem muito mais chances de cura. “Não precisamos procurar o médico somente se aparecerem sintomas”, alerta João. Homens com mais de 50 anos devem manter acompanhamento frequente com urologista. Aqueles que pertencem ao grupo de risco – homens negros, obesos ou com casos na família – devem fazer o acompanhamento a partir dos 45.

Fique atento! Professores e orientadores educacionais têm direito a um dia de abono para realizar o exame de próstata.

Assista ao vídeo:

MATÉRIA EM LIBRAS