VÍDEO-HOMENAGEM | Professora Holanda é mãe que inspira luta

O corredor principal do segundo pavimento da sede do Sinpro-DF expõe galeria de fotos históricas da categoria do magistério público. Em uma delas, professora Maria Holanda Lopes Carvalho ocupa o primeiro plano. Ela sopra uma corneta, e se destaca no grupo que percorre uma avenida em protesto por melhores condições de vida, de trabalho e, sobretudo, por uma educação pública de qualidade. Do lado direito da professora, uma placa avisa: professores(as) em greve. Do lado esquerdo, uma bandeira do Sinpro é empunhada e mostra a organização da categoria.

Holanda é e sempre foi luta. Desde que que entrou para o magistério, há mais de meio século, participou e foi uma das lideranças de todos os movimentos grevistas. Mas neste ano, pela primeira vez, professora Holanda não estará nos piquetes e assembleias.

Dia 14 de maio fará quatro meses que professora Holanda está em um leito de UTI. O estado dela é estável, mas ainda grave. Nesse período, ela, que tem 84 anos, foi entubada, extubada, venceu uma paralisação dos rins. Agora, segue sedada, fazendo hemodiálise e com a ajuda de ventilação mecânica.

“Lembro que, em fevereiro, ela estava em coma. Aí, o Sinpro começou a colocar propaganda na televisão, dizendo que ia ter assembleia. Ela em coma, não mexia nada. Aí eu falei assim: mãe, olha o Sinpro vai fazer assembleia, pode ter greve. Vamos lá atrás dos pelegos. E quando eu falei isso, os olhos dela mexeram”, conta a filha de Holanda, Jaqueline Lopes Carvalho.

Jaqueline, 57 anos, fica com a mãe todos os dias, das 7h30 até meia noite. A dedicação é reflexo da batalha de Holanda, que lutava também pela felicidade dos quatro filhos, segundo Jaqueline.

“Minha mãe é uma batalhadora. Criou os quatro filhos estudando, trabalhando longe. Chegava em casa 1h, e às 5h já estava na parada para pegar ônibus. Não tem como descrever o que é ela pra gente. Ela é nosso tudo. Ser filha dela é o meu maior privilégio”, declara Jaqueline, que admira incondicionalmente a mãe.

Professora Holanda é mãe que inspira luta. E embora não esteja presencialmente neste movimento paredista, seus ensinamentos são repassados por quem esteve com ela em tantas trincheiras.

É com imenso orgulho que o Sinpro lança vídeo-homenagem à professora Maria Holanda Lopes Carvalho: uma mulher arretada, mãe, nascida no Ceará e criada na Paraíba, que encantou o povo do DF e que segue inspirando professores(as) e orientadores(as) educacionais a fazerem a luta. Assista ao vídeo AQUI