Inscrições para a VI CNIJMA estão abertas até 8 de agosto
As inscrições para o VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (VI CNIJMA) foram prorrogadas até o dia 8 de agosto, especificamente para as escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal. Em razão da greve da categoria, realizada em junho, a Secretaria de Estado de Educação (SEEDF) e o governo federal divulgaram novo cronograma para as escolas do DF se inscreverem e apresentarem seus projetos para a VI CNIJMA.
O Sinpro reforça o convite para que os(as) professores(as) do Ensino Fundamental – Anos Finais participem ativamente do processo. Clique aqui para acessar o Memorando Circular Nº 65/2025 – SEE/SUBIN , que traz informações de como participar do VI CNIJMA e, aqui, para acessar o passo a passo. Além disso, confira, a seguir, o novo cronograma da VI CNIJMA no DF:
- Conferência Escolar: até 08 de agosto.
- Conferência Distrital: 21 e 22 de agosto.
- Conferência Nacional: 06 a 10 de outubro.
A SEEDF também convida a todos(as) os(as) interessados(as) a participar do grupo de WhatsApp dos professores(as) pelo link: https://chat.whatsapp.com/BhIyNddushi5L8oDSn85NT
A realização da conferência escolar é o primeiro passo fundamental, sendo necessário registrar a participação da escola no site do MEC até o prazo final. “Para facilitar a comunicação, criamos um grupo de WhatsApp com orientações, esclarecimentos e apoio direto aos professores interessados. Pedimos que, por gentileza, compartilhem o convite com as escolas de sua Regional”, informa a SEEDF.
VI CNIJMA
Em 2025, o tema da conferência é: “Vamos transformar o Brasil com educação e justiça climática”, e faz parte do movimento de preparação do país para a Conferência do Clima (COP30), em Belém (PA). Podem ser delegados da conferência crianças e adolescentes de 11 a 14 anos, matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.
O Ministério da Educação (MEC) explica que a CNIJMA é um processo de mobilização de todas as escolas brasileiras que possuem pelo menos uma turma dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e que se trata de um convite para que as escolas desenvolvam jornadas pedagógicas por meio de pesquisas e produção de conhecimentos que contribuam com seus territórios no enfrentamento das mudanças do clima.
O principal objetivo da conferência é fortalecer ações formativas no campo da educação ambiental, para que as escolas se constituam como espaços educadores sustentáveis e resilientes. A iniciativa é organizada pelo MEC, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A VI CNIJMA é um processo pedagógico, dinâmico, de diálogos e encontros, voltado para a valorização da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir da educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora.
Ao longo de cinco edições (2003-2018), a conferência envolveu mais de 20 milhões de pessoas, incluindo crianças, adolescentes, jovens, professores, gestores da educação e do meio ambiente. Esse histórico de participação e engajamento demonstra a importância e o impacto positivo deste processo pedagógico na construção de uma consciência ambiental e cidadã em nosso país.