VI Feira Cultural dos Aposentados vira ato político da greve e será na Ceilândia

Com  o tema “Cultura e aposentados juntos pela reestruturação da carreira e em apoio à greve da educação”, a VI Feira Cultural das Aposentadas e dos Aposentados deste ano será realizada, nesta sexta-feira (12), das 9h às 17h, na CNM 2 – praça pública ao lado da Feira Central da Ceilândia, em conjunto com o projeto Cultura nas Cidades. Esta edição é duplamente especial porque, pela primeira vez, é uma parceria da Secretaria para Assuntos dos Aposentados com a Secretaria para Assuntos Culturais e também porque se tornou um ato político da greve do Magistério Público do Distrito Federal, que começou dia 4 de maio.

“Esta diretoria colegiada trabalha com parcerias entre suas secretarias. Este ano, de forma mais consolidada, a Secretaria de Aposentados, juntamente com a Secretaria de Assuntos Culturais, faremos a feira como um ato político da luta. Estamos numa greve da categoria que quer mostrar para a população, além de outras atividades que faremos neste dia especial, para o governador Ibaneis, para a Secretaria de Educação, o quanto estamos sendo maltrados, principalmente, na questão do salário da categoria, há 8 anos sem reajuste”, afirma Elineide Rodrigues, coordenadora da Secretaria de Aposentados.

Ela diz que a categoria não aguenta mais tanto descaso e ser maltratada. “Neste dia, estaremos na praça mostrando, a partir da arte e da cultura, a nossa indignação, levando a nossa luta para a população vê que, a partir da luta e de pessoas que estão aposentadas, que ajudaram a construir esta entidade e a conquistar tudo que essa categoria tem hoje e que também, aos poucos, está perdendo, há um descaso muito grande do governador Ibaneis com a educação”.

A diretora ressalta que o descaso passa, dentre outras coisas, por salários baixos, desvalorização dos profissionais da educação, superlotação das salas de aula, violência nas escolas, enfim, pela precarização. “Temos, hoje, uma categoria em que dois terços de quem está no chão da escola, dando aula, é de contratação temporária. São profissionais de excelência, mas que têm uma instabilidade muito grande no seu contrato de trabalho. Além de lutarmos para melhorar nossos salários, lutamos por melhores condições de trabalho, por concursos públicos e por uma educação de qualidade”.

Na VI Feira Cultural das Aposentadas e dos Aposentados haverá apresentações de artistas da cidade, “contações” de histórias com professoras da categoria, além dos trabalhos manuais e artesanais, feitos pelos(as) próprios(as) aposentados(as) sindicalizados(as). “Vale ressaltar a Feira dos Aposentados faz parte de um calendário e de um projeto da Secretaria de Aposentados e desse colegiado do Sinpro e visa a promover uma aposentadoria ativa para a categoria em que os aposentados e as aposentadas se sentem pertencentes, capazes de ainda produzirem e de participarem de outras formas da luta”, ressalta Elineide.

Bernardo Távora, coordenador da Secretaria de Cultura, explica que, em razão da greve, diversas atividades promovidas pelo Sinpro para a categoria, como, por exemplo, o torneio de futebol e a noite de autógrafos, foram suspensas. “No entanto, decidimos manter atividades quem envolvem a cultura pela ligação que a cultura tem com a política. Decidimos aproveitar o momento de união dos aposentados com a cultura e com o debate político com o momento da greve dos professores. Por isso, a VI Feira Cultural das Aposentadas e dos Aposentados se tornou um ato da greve”.

Tradicionalmente, a feira acontece duas vezes por ano em esquema de rodízio entre as Regiões Administrativas (RA) do Distrito Federal. A última edição, no ano passado, ocorreu no Gama. O rodízio pelas cidades-satélites é uma forma de contemplar expositores(as) como a própria população, afinal, o DF tem cidades bem distantes umas das outras, o que é um impeditivo para a população visualizar os artesanatos dos(as) aposentados(as) da categoria.

Ela já foi realizada na Praça do Relógio em Taguatinga, em Planaltina, no Setor Comercial Sul, no Gama. Apenas professores(as) e orientadores(as) educacionais aposenados(as) e sindicalizados(as) podem participar. Na feira, eles e elas fazem exposição e vendem seus produtos artesanais.

 

Confira a programação:

VI Feira Cultural das Aposentadas e dos Aposentados – “Cultura e aposentados juntos pela reestruturação da carreira e em apoio à greve da educação”

 

Data: 12/5 – 9h às 17h

Local: CNM 2 – Praça pública ao lado da Feira Central da Ceilândia

 

Artistas Locais:

 

Mirian Marques e trio, Mirian Rocha e Simone Carneiro, Zheni Rainha, Fuzuê Candango, DREE-k e Diogo Loko.

Artesãs(ãos) de fabricação própria:

No total serão 25 artesãos que levarão à feira os turbantes, bordados, costuras criativas, tricô, roupas customizadas, tecidos reciclados, artesanatos, bijuterias, pinturas, bordados a mão, crochês, sabonetes artesanal, aromatizantes e jogos pedagógicos.

MATÉRIA EM LIBRAS