Vem aí o XII Seminário Regional Centro-Oeste – ANPAE

A Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) realiza, nos dias 13 e 14 de setembro, o XII Seminário Regional da ANPAE Centro-Oeste. O evento tem como objetivo contribuir com reflexões e críticas sobre os múltiplos desafios na proposição e materialização das políticas educacionais após um longo período de desfinanciamento, ataques e precarização da área. Neste sentido, reúne em torno do debate acadêmico e científico os docentes e dirigentes de educação superior; docentes, dirigentes e técnicos dos sistemas educacionais; professores(as) e diretores(as) de educação básica e de instituições congêneres; representantes de movimentos sociais de raça, diversidade de gênero, etnia e território; estudantes de cursos de graduação e pós-graduação; além de profissionais de outras áreas do conhecimento que tenham interfaces com as políticas intersetoriais da educação. As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de setembro, clicando aqui.

Tomando o campo das políticas educacionais como um campo disputado por diferentes agentes com projetos e interesses distintos, o seminário traz como tema Políticas Educacionais: resistência e retomada da democracia e do estado, a partir de três categorias centrais: resistência, democracia e estado. O que está em pauta neste tema é a retomada por debates críticos pela reconstrução ao direito à Educação. As conquistas obtidas durante duros embates nas últimas quatro décadas e consagrados em diferentes legislações, como a Constituição de 1988, a LDB de 1996 e as regulamentações posteriores por meio de pareceres e diretrizes, estão sendo confrontados por um conjunto de decisões políticas, econômicas e legais neoliberais e neoconservadoras com vistas a destruir o estado para ataque do sistema financeiro ao fundo público.

Para Natália Duarte, diretora da ANPAE-DF, neste cenário, depois de vilipendiados os princípios democráticos e de liberdade de expressão e intensa resistência dos movimentos sociais, científicos e da comunidade educacional – trabalhadores da educação, mães, pais, responsáveis e estudantes –, está em curso a desestruturação das políticas educacionais democráticas e a implantação de novas propostas que evidenciam o compromisso político do governo com setores empresariais e conservadores que atuam no campo da educação. “A educação brasileira sempre vive entre perspectivas distintas e contraditórias: uma republicana e outra privatista e mercadológica. No contraponto dessa agenda encontra-se a defesa de projetos e propostas educacionais que atentem para os pressupostos políticos e pedagógicos de uma educação laica, popular, emancipadora, humana, cidadã, decolonial que reconhece e valoriza nossa diversidade. Neste sentido, o tema deste Seminário deve ser apreendido no campo da educação enquanto direito social, sua universalização e a materialização”, ressalta.