Vem aí o Congresso Internacional do Ensino das Ciências Sociais

A Universidade de Brasília (UnB) receberá, de 7 a 10 de novembro, o Congresso Internacional do Ensino das Ciências Sociais e o Encontro do Ensino de Sociologia do Distrito Federal. A atividade é inédita e articula pesquisadores(as) do Brasil, França, Austrália, Canadá, Espanha, Uruguai e Argentina para discutir perspectivas teóricas e metodológicas ao redor do Ensino das Ciências Sociais. A inscrição pode ser feita no link https://doity.com.br/ciecs-unb-2023.

Voltado para professores(as) que trabalham com o ensino das Ciências Sociais, estudantes das licenciaturas e pesquisadores(as). As mesas, Grupos de Trabalho, Oficinas Pedagógicas e lançamento de livros serão realizados no Instituto de Ciências Sociais, e no Anfiteatro 10 do Instituto Central de Ciências (ICC).

Dentre os países participantes, o Brasil vem se destacando no cenário global dado sua história de ensino das Ciências Sociais na graduação, pós-graduação e Educação Básica. Em 2008, a Lei 10684 tornou a disciplina de Sociologia obrigatória no ensino médio, o que mobilizou mais de 50 mil professores(as) na rede básica de ensino. Desde então, vários congressos e encontros foram realizados para discutir aspectos do campo profissional e de pesquisa. O debate nacional envolve a Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), a Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS) com Gts e eventos bianuais, e também o Encontro Nacional do Ensino de Sociologia na Educação Básica (ENESEB) já na sua nona edição.

Conforme o coordenador geral do Congresso e professor de Sociologia da Universidade de Brasília, Marcelo Cigales, a novidade do Congresso é “a internacionalização do debate sobre o papel que a educação em Ciências Sociais cumpre para o fortalecimento das democracias contemporâneas que gestionam-se com base na ciência e no combate às desigualdades sociais”.

A conferência de abertura será realizada pela professora emérita da Universidade de Sidney (Austrália), Raewyn Connell. Além disso, o Congresso contará com 10 mesas temáticas para discutir questões como: currículo, história da disciplina, tecnologias e educação, relações étnico-raciais e práticas pedagógicas.