Vem aí a 15ª edição da Jornada Literária do DF

Mais de 3 mil estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal terão uma imersão no mundo da literatura. Nos meses de março e abril, a 15ª Edição da Jornada Literária do DF chega em escolas públicas de cinco regiões administrativas com o objetivo de formar leitores(as) de literatura entre alunos(as) da rede e de incentivo à criação de uma biblioteca, com a doação de livros de literatura. Nesta edição da Jornada Literária o foco é alcançar mais escolas do campo do DF.

A edição começa nesta segunda-feira (27) e durante oito dias acontecerão 30 encontros com autores(as), quatro espetáculos de literatura e 24 sessões de Mediação de Leitura, que acontecem na sede da Associação Cultural Jornada Literária do Distrito Federal (Quadra 9, conjunto 6, Paranoá). Estão confirmadas as participações dos(as) escritores(as) Alessandra Roscoe, Celso Sisto, Conceição Freitas, Flávia Ribas, João Bosco Bomfim, Ivan Zigg, Marco Miranda, Renato Moriconi, Blandina Franco e José Carlos Lollo e Tino Freitas.  A programação completa está disponível no site https://www.jornadaliterariadf.com.br/.

A ampliação do alcance da Jornada Literária, que receberá 600 alunos(as) de escolas do campo das regiões rurais do Distrito Federal, é uma das mais importantes realizações desta edição. Com isso, a organização da Jornada dá continuidade à trajetória iniciada há alguns anos de levar livros literários a crianças, adolescentes, jovens e adultos de cidades fora do eixo do Plano Piloto.

Segundo João Bosco Bezerra Bonfim, que coordena ao lado de Marilda Bezerra esse programa, com a inclusão de escolas do campo “ampliaremos a possibilidade de meninos e meninas residentes em chácaras e assentamentos terem contato com esse mundo da leitura de um jeito mais inteiro, isto é, não só lendo a obra, mas tendo a oportunidade de conversar com a escritora ou o escritor. Isso fica gravado na memória. E, quem, sabe, mais do que leitores, contribuirmos para a formação de novas escritoras e escritores”, conclui.

A exemplo das edições anteriores, os estudantes receberão em suas escolas não só as obras a serem lidas, mas terão a oportunidade de recriarem as histórias, versos e imagens, e se encontrarem com as autoras e os autores. Essa ligação entre leitores e criadores é o forte dessa ação cultural, um trabalho em que mediadores(as) de leitura têm um papel fundamental.

 

Serviço:

15º Jornada Literária do Distrito Federal

9 autores de literatura | Alessandra Roscoe, Celso Sisto, Conceição Freitas, Flávia Ribas, João Bosco Bomfim, Ivan Zigg, Marco Miranda, Renato Moriconi, Blandina Franco José Carlos Lollo e Tino Freitas

Encontros com autores, espetáculos de literatura e leituras mediadas

Quando | 27/03

Onde | Sede da Associação Cultural Jornada Literária do Distrito Federal

Endereço | Quadra 9, conjunto 6, Paranoá, Brasília – DF

Entrada | Gratuita

Classificação indicativa | Livre para todos os públicos

Programação | https://www.jornadaliterariadf.com.br/