Veja tabelas salariais com incorporação da Gaped/Gase e reajuste salarial

Professores(as) e orientadores(as) educacionais podem verificar como ficarão suas remunerações com a incorporação da Gaped/Gase mais o reajuste salarial apresentado pelo Governo do Distrito Federal. As tabelas estão disponíveis no link https://www.sinprodf.org.br/tabelas/

O reajuste salarial do GDF é de 18%, dividido em três parcelas anuais de 6%, aplicadas sempre em julho. Já a Gaped/Gase, que representam 30% do vencimento básico doas(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais, serão incorporadas em seis parcelas de 5% cada, pagas a partir de outubro deste ano e, posteriormente, em janeiro e julho de cada ano.

Foram publicadas sete tabelas das titulações PQ3 (graduação), PQ4 (especialização), PQ5 (mestrado) e PQ6 (doutorado), para 40 horas e 20 horas semanais. As tabelas são apresentadas da seguinte forma:

Tabela 1 – Apresenta a aplicação de 6% sobre o vencimento básico, feita em julho de 2023.

Tabela 2 – Apresenta a incorporação da Gaped/Gase no vencimento básico, feita em outubro de 2023.

Tabela 3 – Apresenta a incorporação da Gaped/Gase no vencimento básico, em janeiro de 2024.

Tabela 4 – Apresenta a aplicação de 6% sobre o vencimento básico mais a incorporação da Gaped/Gase, em julho de 2024.

Tabela 5 – Apresenta a incorporação da Gaped/Gase no vencimento básico, em janeiro de 2025.

Tabela 6 – Apresenta a aplicação de 6% sobre o vencimento básico mais a incorporação da Gaped/Gase, em julho de 2025.

Tabela 7 – Apresenta a incorporação da Gaped/Gase no vencimento básico, em janeiro de 2026.

As tabelas PQ1 (sem conclusão de graduação) e PQ2 (licenciatura curta) serão disponibilizadas posteriormente, após finalização da negociação do aporte para aproximação do Piso Nacional do Magistério.

Conquista histórica
A incorporação da Gaped/Gase é resultado da luta e da mobilização da categoria do magistério público do DF. Após 22 dias de greve unificada, o GDF, que se recusava a negociar, abriu diálogo com a Comissão de Negociação do Sinpro-DF e negociou a incorporação integral da Gaped/Gase, em seis parcelas de 5% cada.

A incorporação da Gaped/Gase ao vencimento resguarda qualquer ameaça de retirada desse valor da remuneração da categoria. Isso porque o Fundo Constitucional do DF foi mantido no arcabouço fiscal pelo relator da proposta na Câmara dos Deputados, Claudio Cajado (PP-BA). Com as novas regras fiscais, em dez anos, serão R$ 87 bi a menos para o Fundo. Com o impacto no FCDF, as gratificações ficam ameaçadas, podendo ser retiradas das diversas categorias. Com a incorporação da Gaped/Gase, elas passam a ser vencimento e, portanto, o valor não pode ser subtraído da remuneração da categoria do magistério público.

MATÉRIA EM LIBRAS