Valorização da formação cultural afro-indígena também pode ser feita por Cosplay
O Centro de Ensino Fundamental 11 de Ceilândia inovou e mostra que o estudo da história e da cultura afro-indígena pode ser retratada de diversas formas, a exemplo do Cosplay. Com o objetivo de promover o protagonismo e o trabalho coletivo dos(as) estudantes, em respeito à lei nº 11.645/2008, o projeto Afro-indígena CEF 11 de Ceilândia trouxe como tema para este ano: O Cosplay na valorização da formação cultural afro-indígena América.
As professoras de História e de Artes, Tatiane Brunes e Maria Clarah, explicam que os(as) estudantes dos nonos e oitavos anos abordam não somente a valorização da cultura afro-indígena brasileira, mas todo o continente americano, com filmes, séries e livros contemporâneos de sucesso recente, que abordaram os aspectos étnicos da formação do continente americano. “Cada turma de nono ou oitavo ano recebem filmes e minisséries que abordem o tema do projeto. Assim, os estudantes, em grupos ou individualmente, escolhem um personagem com origens étnicas-culturais afro-indígenas americana e produzem um figurino Cosplay, bem como uma apresentação biográfica do personagem escolhido, alavancando pensamentos artísticos e históricos criativos de cada estudante envolvido nesse projeto tão inovador e divertido”.
Na finalização do projeto, cada turma do matutino promoveu um desfile, com premiação para o melhor Cosplay.
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