Vacinação para a Educação é positiva, mas ainda é preciso avançar

O anúncio da vacinação de todos(as) os(as) profissionais da educação pública do Distrito Federal contra a Covid-19, declaração feita pelo governo do DF nessa quinta-feira (10), representa, sim, um avanço no processo de imunização, mas ainda é preciso avançar para que não apenas os(as) professores(as), orientadores(as) educacionais e demais profissionais da área sejam vacinados, mas toda a população. A imunização da categoria é fruto de muita luta e de constantes reivindicações do Sinpro junto ao GDF, e aproxima o retorno presencial das aulas na rede pública.

Segundo o governador Ibaneis Rocha, 36 mil doses da Janssen serão usadas na vacinação de todos os profissionais da educação pública. Para a diretora do Sinpro, Rosilene Corrêa, a imunização com a Janssen é outro ponto positivo, uma vez que será necessário apenas uma dose, mas ressalta que mesmo com todos(as) vacinados(as), ainda é necessário o estabelecimento de protocolos para a retomada das atividades nas escolas. “A nossa decisão do não retorno presencial é não havendo as devidas condições. Começa pela vacina, mas não termina com a vacina. Nós precisamos das vacinas e das escolas, também, cumprindo todos os protocolos de segurança sanitária para a segurança tanto da categoria, quanto dos estudantes e da comunidade escolar”, destaca a diretoria do sindicato.

A preocupação da direção do Sinpro tem motivo, uma vez que só nas escolas públicas do DF circulam cerca de 500 mil pessoas por dia. “Desde o início da pandemia, nossa categoria vem alertando para o risco de contaminação da Covid-19 nas salas de aula. Só nas escolas públicas do DF circulam cerca de meio milhão de pessoas por dia. Fora o contato indireto, realizado com familiares, transporte público e outros. É por isso que as aulas presenciais sem vacina são, além de uma grande irresponsabilidade, a possibilidade de gerar mais mortes”, afirma o Sinpro.

Desde o início a luta do Sinpro sempre foi pela vacinação de todos e todas, além da aplicação de medidas que levem segurança para dentro das salas de aula. A categoria aguarda ansiosa a volta às aulas presenciais, mas com vacina no braço e protocolos de segurança aplicados em todas as escolas da rede pública.