Vacinação: Dose de reforço pra quem tem 40 anos a partir de 26/11

Se você tomou a segunda dose de vacina contra Covid (qualquer marca) há pelo menos cinco meses e tem mais de 40 anos, tá na hora de voltar ao postinho: o governo do Distrito Federal anunciou que a partir desta sexta-feira, 26 de novembro, já está liberada sua dose de reforço.

E não pense que só porque tomou dose única da Janssen você escapa dessa: se você se vacinou com esse imunizante há pelo menos cinco meses,  tem que visitar o postinho de novo: essa dose é pra você também, mas só em dezembro. É que tem que esperar outra remessa dos imunizantes da Janssen chegarem pra iniciar a vacinação.

“O Ministério da Saúde informou que a previsão de envio da dose de reforço da Janssen deve ser na segunda semana de dezembro. O DF fica no aguardo desse envio para iniciar esse reforço a todos que receberam a dose única da Janssen”, informou o diretor de Vigilância Epidemiológica, Fabiano dos Anjos, à Agência Brasília. Nesse caso, quem tomou a Janssen receberá a segunda dose da vacina. Conte mais cinco meses e, aí sim, você tomará a sua dose de reforço.

Diferença entre dose de reforço e terceira dose

É importante entender a diferença entre dose de reforço e terceira dose.

Todas as vacinas contra Covid atualmente disponíveis devem ser ministradas em duas doses da mesma substância – a partir de agora, até mesmo a Janssen, que até então era vacina de dose única, deverá ser ministrada em duas doses com intervalo de dois meses.

Segundo informa o Instituto Butantan, “a terceira dose é quando uma pessoa toma três doses de um mesmo tipo de vacina. No reforço, a composição do imunizante contra a Covid-19 não deve ser a mesma, mas uma atualização feita a partir das novas variantes em circulação do SARS-CoV-2, como acontece todo ano com a vacina da gripe, atualizada com as novas mutações do vírus.”

Os números da Covid estão caindo bruscamente no DF e em todo o Brasil, graças à vacinação. Não vacila, se vacina! Faça a sua parte!