VACINAÇÃO | “Ações isoladas não podem tomar a proporção do todo”, diz Sinpro sobre possíveis irregularidades

A Secretaria de Saúde do DF informou que apura três denúncias relacionadas a professores da rede pública de ensino do DF que já teriam se imunizado contra a covid-19 e voltaram aos postos de saúde para receber a vacina da farmacêutica Janssen. Para o Sinpro-DF, antes de mais nada, as afirmações sobre as possíveis irregularidades só poderão ser realizadas após o término da apuração dos casos. Para além disso, é essencial ressaltar que, caso a má-conduta seja comprovada, essa não seria uma ação que representa o conjunto da categoria.

“Ações isoladas não podem tomar a proporção do todo. De modo geral, a categoria, como toda a população do DF, aguarda com ansiedade e seriedade a vez de se imunizar contra a covid-19. A consciência sobre a importância de tomar a vacina num momento em que o Brasil registra o número de mais de meio milhão de mortos pelo vírus nunca foi segregada ou banalizada pela categoria do magistério público. Desde o início da pandemia, estamos lutando para salvar nossas próprias vidas, a de nossos familiares e de toda a comunidade escolar. Com a chegada da vacina, empenhamos todos os esforços para que a imunização de todas e todos fosse um direito garantido. Essa é a realidade que define a categoria do magistério público do DF”, afirma a diretora do Sinpro-DF Rosilene Corrêa.

Segundo a Secretaria de Educação do DF, o nome de professoras/es que já tivessem se imunizado ou ao menos tomado a primeira dose da vacina contra a covid-19 não estaria nas listas específicas que começaram a ser publicadas no último dia 25 de junho, convocando a categoria, por regionais de ensino, a comparecer aos postos de saúde.

Segundo Rosilene Corrêa, o que é realmente flagrante é o problema de gestão que toma conta do DF. “Em meio à pior crise sanitária do século, falhas básicas são apresentadas por problemas de gestão que desgastam um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo. E isso não é culpa de nenhum servidor, mas de quem gerencia, de quem governa. Mesmo sendo a unidade da federação com menor população, o DF ocupa o 12º lugar na lista dos que já distribuíram o sistema vacinal completo e o 10º lugar quando analisadas as unidades da federação que aplicaram apenas a primeira dose da vacina contra a covid-19”, diz a sindicalista.

O Sinpro-DF reforça que, até agora, os estudos realizados mundialmente sobre a vacinação contra a covid-19 mostram que a imunização contra o vírus deve ser realizada com a mesma fabricante, em todas as fases. Não há dados de segurança nem de eficácia comprovados quanto à vacinação com vacinas de fabricantes distintos.

A luta para que trabalhadoras/es da educação fossem inseridas/os no grupo prioritário de vacinação contra a covid-19 foi realizada desde a descoberta da vacina que pode frear o coronavírus. Isso porque a Educação é área estratégica de qualquer sociedade e impacta seriamente em todos os setores de um País, para além de envolver não só a categoria em suas atividades, mas grande parte da população. Por isso, o Sinpro-DF segue atento à convocação das/os trabalhadoras/es em educação para a imunização contra a covid-19, até que todas e todos sejam vacinados.

 
 

MATÉRIA EM LIBRAS