Vacina contra a Influenza já está disponível para orientadores educacionais

A vacinação contra a Influenza já está disponível para os(as) orientadores(as) educacionais a partir desta segunda-feira (27), em 111 unidades básicas de saúde (UBSs) do Distrito Federal. Para se vacinar é necessário levar documento de identidade e CPF, além do uso da máscara. A imunização faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe.

A campanha teve início no dia 4 de abril, restrita a grupos prioritários (idosos, professores(as) e crianças de seis meses a cinco anos), e o objetivo é imunizar o máximo de pessoas. Por isto é importante que orientadores(as) educacionais e pessoas de qualquer idade acima de 6 meses de vida procurem os pontos de vacinação e recebam essa vacina, pois no fim de 2021 houve um surto de Influenza em todo o país.

A inclusão dos(as) professores(as) nos grupos prioritários foi uma conquista da categoria em meados de 2016. Desde a crise de 2009, o Brasil registra muitas mortes por Influenza H1N1 e a única forma de prevenção é a vacina anual. É importante lembrar também que a vacina é tri valente, ou seja, protege contra os 3 principais vírus da gripe: H1N1(gripe A), H3N2(gripe A/cepa Darwin) e gripe B (cepa Victoria). Ela não protege contra a variante da gripe C, que é mais branda e não letal e, portanto, mesmo se vacinando é possível pegar gripe desta variante da gripe comum (tipo C) ou até mesmo um resfriado, que geralmente é confundido como gripe.

Só estão disponíveis cerca de 500 mil doses que sobraram dos grupos prioritários e os postos irão vacinar enquanto durar o estoque. Não deixe de se vacinar. A vacinação contra a gripe é muito importante para proteger os profissionais da Educação do vírus influenza, prevenindo o contágio e limitando suas complicações.