“Uma Semana Genial” busca levar a Semana de Arte Moderna às salas de aula

Cem anos após a Semana de Arte Moderna, que marcou uma sensível mudança de rumos nas artes brasileiras naquele início de república, a escritora Márcia Elmiro lança o livro Uma Semana Genial, com o objetivo de contribuir para professores e professoras abordarem o evento, o movimento e seus personagens em sala de aula. O livro é dirigido aos educadores(as) do ensino fundamental.

Não foi por acaso que Márcia decidiu trabalhar esse tema com estudantes. Foi uma professora dela quem primeiro a encantou com os artistas modernistas, começando com os poemas de Mário de Andrade e Manuel Bandeira. “Eu cresci lendo tudo o que era relacionado ao modernismo”, diz ela. “No final de 2018, eu resolvi que iria escrever algo para as crianças, já que não havia quase literatura infantil alguma sobre o assunto. Foi aí que começou minha pesquisa pra descobrir fatos pitorescos que pudessem atrair a atenção das crianças, como o fato de Heitor Villa-Lobos se apresentar com um pé de chinelo e outro de sapato”, conta Márcia.

A partir dessa pesquisa, a autora teve a ideia de retratar os modernistas como crianças entediadas que queriam fazer algo novo, e decidem organizar uma grande exposição de arte. Depois, a ideia evoluiu para além da narrativa, e chegou a um guia para ser trabalhado em sala de aula. “Pensei que como Dona Sônia me inspirou a amar o modernismo, outros professores fariam o mesmo”, destaca ela.

O livro

O livro apresenta uma história inédita, que nos propõe imaginar Mário de Andrade, Tarsila do Amaral, Manuel Bandeira, Heitor Villa-Lobos e outros artistas modernistas como crianças que preparam a Semana de Arte Moderna de 1922. Depois, o guia apresenta uma breve biografia dos modernistas; curiosidades sobre o evento; sugestões de atividades pedagógicas a serem desenvolvidas em sala de aula (disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História e Artes); e orientações ao professor ou professora para trabalhar as competências e habilidades socioemocionais, além de valores e múltiplas inteligências.

Márcia Elmiro contou com a colaboração da neuropsicopedagoga Erica Almeida. O ilustrador J. Rafael foi o responsável por para criar cada um dos 11 personagens na versão criança.

Para baixar gratuitamente o PDF do livro, os interessados e interessadas devem clicar AQUI para preencher um pequeno formulário. Quando o formulário é enviado, gera um link para baixar o guia.

Concurso de Redação e Desenho do Sinpro

Em 2022, a 12ª edição do Concurso de Redação e Desenho do Sinpro tem como tema “Semana de Arte Moderna: 100 anos depois – O 22 de agora é mais que eu, somos nós”. As inscrições estarão abertas de 4 de abril a 10 de junho, e podem participar estudantes de escolas públicas do ensino regular, ensino especial, Altas Habilidades e EJA (Educação de Jovens e Adultos), incluindo estudantes do Sistema Socioeducativo ou do Sistema Prisional.

Para saber mais sobre o concurso, clique AQUI.