Um gatinho inclusivo

O Meguinho Sapeca conta a história do gato Meguinho e seu dono, Juca, que o protege e ensina. Juca tem um amigo, com quem conversa em língua de sinais.

O livro fala de amizade, respeito e gratidão, e também ensina o respeito às diferenças linguísticas. Ao se relacionar com o amiguinho surdo de Juca, Meguinho faz o universo dos surdos e da Língua de Sinais interagir com o mundo de crianças, pais e professores ouvintes. É esse o objetivo central da obra: a comunicação e a interação entre crianças surdas e ouvintes.

Professora Arlene e a neta Giulia, ilustradora do livro.

“O personagem principal se relaciona em determinado momento com uma criança surda. Isso insere na obra a Língua Brasileira de Sinais, e a leva ao contato com crianças, pais, professores e demais envolvidos.”

Arlene Muniz, a autora do livro, é especialista em artes visuais e administração escolar. É aposentada da SEEDF, onde atuou como pedagoga e coordenadora dos professores de alunos surdos do Gama. Ela é artista plástica, artesã e desenvolve projetos pedagógicos como voluntária. Também é membro do Movimento de Afrodescendentes de Brasília, Madeb.

O Meguinho Sapeca é a primeira obra de sua autoria exclusiva, mas ela já publicou Texto Didático na Série Planejamento e Gestão Ambiental, da Universidade Católica de Brasília; já participou com a poesia “Homenagem a Paulo Freire” no Projeto do Centenário de Paulo Freire do Sinpro/2021; também participou da Antologia aos pais, com a Poesia “Meu padrasto amoroso” e com o Conto “O padrasto de Lene” e da Coletânea “Um Padrasto Amoroso”, tudo pela editora Apena. E agora, em 2022, o lançamento do Livro Infantil “O Meguinho Sapeca”.

A obra permite trabalhar com as crianças o desenvolvimento da linguagem oral e a capacidade de concentração e escuta, a ampliação do vocabulário dos ouvintes e a capacidade de organização de pensamentos, o prazer e a alegria proporcionados pela leitura e pelas brincadeiras, a capacidade de contar e recontar histórias, trabalhar o respeito às diferenças, além de inserir a Língua Brasileira de Sinais (Libras) na literatura infantil, para que as crianças ouvintes tenham uma introdução à comunicação com a pessoa surda.

O livro ainda recebeu uma colaboração muito especial: Giulia Leão, a neta da professora Arlene, ilustrou o livro aos 6 anos de idade.

O Meguinho Sapeca está à venda no site da editora Apena, e no site da professora Arlene tem os links para comprar o livro e para acessar uma série de atividades pedagógicas elaboradas pela própria professora. “Tenho feito o material [didático] adaptado em Libras e também alguns em braile, para ser mais inclusivo”, conta a professora.

A professora Arlene também faz contação de história desse livro nas escolas do DF.  Os interessados podem entrar em contato com a professora pelo whatsapp (61) 98598-5578.