UFT realiza evento internacional para discutir os conflitos territoriais no contexto da pandemia

O Observatório de Políticas Territoriais e Educacionais da UFT (OPTE) realiza, de 26 a 29 de abril, o Evento Internacional Conflitos Territoriais e a Covid-19: Economia, Ambiente e Educação. No período serão oferecidos três seminários simultâneos, que contarão com a colaboração do Programa de Pós-Graduação em Geografia da OPTE, além de programas de pós-graduação e laboratórios da Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Estadual de Goiás (UEG).

O evento conta com a participação direta de pesquisadores(as) de 6 países: Cuba, Colômbia, México, Moçambique, Espanha e Brasil, e tem por objetivo discutir e refletir sobre os conflitos e tensões causados no mundo em função do Coronavírus, percebidos no aumento da riqueza dos mais ricos, na ampliação da pobreza e no aprofundamento das desigualdades sociais em todo o planeta. Ao todo, onze grupos de trabalho debaterão temas como desigualdades regionais, comunidades tradicionais, economia e desemprego, cidades, agronegócio e educação.

A diretora do Sinpro Luciana Custódio comenta que o Sinpro está divulgando esse evento para os(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais como mais uma possibilidade de formação com uma temática altamente relevante. “Os trabalhos produzidos nos GTs serão publicados nos anais do evento e aqueles com maior organização metodológica e teórica poderão ser publicados como artigo”, ressalta.

 

HISTÓRICO DO CURSO

Os seminários que dão base ao evento foram criados em 2017 a partir do projeto PGPSE/CAPES Desenvolvimento Territorial e Sociobiodiversidade: perspectivas para o mundo do Cerrado. Desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFG, conta com a coordenação do professor Dr. Eguimar Felício Chaveiro, em associação com os programas de Pós-Graduação em Geografia da UFT (tendo como coordenador associado o professor Dr. Adão Francisco de Oliveira) e da UFU (onde o professor Dr. Rosselvelt dos Santos foi o coordenador associado).

O primeiro seminário será o MADREPLAC – Seminário Internacional Ambiente, Desenvolvimento Regional e Planejamento Territorial na Amazônia e no Cerrado, que teve a primeira edição em 2017 no campus da UFT, na cidade de Porto Nacional. A segunda foi realizada em 2019, nas dependências da UFAM, em Manaus, e esta será a sua terceira edição.

O segundo é o CUBRA – Colóquio Internacional Brasil-Cuba, também na terceira edição, sendo que a primeira foi na Universidad de Granma, na cidade de Bayamo, em Cuba, em 2018. Já o segundo, também na UFAM, em Manaus, no ano de 2019. O terceiro é o CIGEO-DR – Congresso Internacional de Geografia e Desenvolvimento Regional, em sua segunda edição, sendo que a primeira foi realizada simultaneamente com os outros dois, em 2019.

Sobre o tema educação, o evento pretende ainda homenagear o educador Paulo Freire, que neste ano estaria completando 100 anos de vida. Por isso, o evento traz o lema: Geografia dos Sonhos Possíveis: a Geografia homenageia o Educador Paulo Freire (100 anos).

Nesta edição o evento será todo online e não terá taxa de inscrição. É totalmente gratuito. Basta acessar a sua página eletrônica, disponível no endereço www.cigeodr.site.com.br e se inscrever clicando no link INSCRIÇÃO. Há duas modalidades de participação: Ouvinte, para quem apenas deseja conferir as discussões, e Apresentação, para quem deseja submeter um artigo. O prazo para a inscrição e para a submissão de artigos é até 10 de março de 2021.

 Qualquer dúvida poderá ser esclarecida enviando e-mail para o endereço cigeo.secretaria@gmail.com.