TV Sinpro – Para que serve avaliação em tempos de pandemia?

Embora o Distrito Federal esteja na média do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2019, para o Sinpro este indicador não demonstra que avançamos no processo educacional, e que este ranqueamento não ajuda a solucionar os problemas fundamentais da Educação, exemplo do financiamento. Para a diretora do Sinpro Berenice Darc, temos problemas na Educação Básica e no Ensino Médio, pontos que precisam ser analisados e debatidos para que cheguemos à melhoria necessária.

O Ministério da Educação divulgou o resultado do Ideb na última semana, onde mostra que a capital federal ficou abaixo das metas do Índice em todas as etapas da educação básica e não alcançou nenhuma das metas previstas para o ano. É diante desta preocupação que o Sinpro traz para o debate do TV Sinpro desta terça-feira (22), às 19h, o tema: Para que serve avaliação em tempos de pandemia?. O tema já estava proposto pela diretoria do sindicato, mas foi antecipado pela importância que o assunto tem tido e pela relação que se consolidou com a avaliação e divulgação do Índice.

Logo após a divulgação dos resultados, houve uma série de polêmicas relacionadas ao Ideb, mesmo com a capital federal mantendo a posição do ano anterior. É importante salientar que o Brasil, de uma forma geral, ficou abaixo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e apenas cinco estados ultrapassando a média. Para falar um pouco mais sobre este tema foram convidados o professor e pedagogo Erisevelton Silva (Eri), especialista, mestre e doutor em Educação pela UnB, autor de livros e artigos sobre gestão e avaliação e pesquisador vinculado a UnB e CNPQ; e os diretores do Sinpro Júlio Barros e Valesca Leão.

Para a diretora do Sinpro Berenice Darc, a ideia é fazer um debate sobre a avaliação; para que serve esta avaliação em tempos de pandemia, em que boa parte dos(as) estudantes estão fora do processo; além de falar sobre como e porque avaliar. “É importante lutar para que a Educação seja vista como um processo central, e que a avaliação seja um processo contínuo e não de ranqueamento”, salienta Berenice.

O TV Sinpro é um programa transmitido ao vivo pela TV Comunitária, toda terça-feira, às 17h, pela página eletrônica do Sinpro-DF no Facebook, pelo Canal 12 da NET e pelo site e fanpage da TV Comunitária.

Assista pelo Facebook do Sinpro-DF: facebook.com/sinprodf

 

As reprises são exibidas no decorrer da semana. Confira a programação:

Terças – 22h

Quartas – 18h30

Quinta – 13h30 e 22h30

Sábado – 13h

Domingo – 18h30