TV Sinpro, o pastor, o guerrilheiro e as escolas do DF

O próximo TV Sinpro vai falar sobre o projeto “Cinema nas Escolas – Circuito de Cinema Brasileiro”, da Associação Amigos do Cinema e da Cultura (AACIC) que tem o apoio do Sinpro-DF, e leva o longa-metragem de José Eduardo Belmonte “O Pastor e o guerrilheiro” para dentro das escolas públicas do Distrito Federal.

No programa, a mediadora da TV Comunitária Rosilene Correa recebe a coordenadora de Imprensa do Sinpro, Letícia Montandon, e o produtor de O Pastor e o Guerrilheiro, Nilson Rodrigues, que vai falar sobre as sessões de pré-estreia do filme, exibidas em 10 escolas da rede distrital do DF. As sessões serão seguidas de debates com a comunidade escolar.

O longa-metragem “O Pastor e o Guerrilheiro” se passa nas décadas de 1960, 1970 e nos últimos dias de 1999. Em 1968, o jovem comunista João deixa a universidade e vai para uma guerrilha na Amazônia. É preso, torturado e enviado para a prisão em Brasília, onde encontra Zaqueu, um cristão evangélico preso por engano. Eles sofrem juntos, superam diferenças ideológicas, se ajudam e marcam um encontro para 27 anos depois, à meia-noite, na virada do milênio, na Torre de TV de Brasília.

O filme foi selecionado para o Festival de Gramado, Nova York Latino Film Festival, Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, Mostra de Cinema Internacional de São Paulo e Festival de Trieste na Itália. Em Brasília, foi vencedor do prêmio Melhor Filme, concedido pela Câmara Legislativa do Distrito Federal, no 55º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, edição de 2022.

O TV Sinpro vai ao ar nesta quarta-feira, 22 de fevereiro, às 19h, nas redes do Sinpro e na TV Comunitária. Não perca.