TV Sinpro mostra os passos da EJA no Distrito Federal

A identificação das iniciativas de atendimento à demanda para educação de pessoas jovens e adultas trabalhadoras, refletindo sobre a garantia do direito à educação para este público será o tema do TV Sinpro da próxima quarta-feira (19). A reconstrução dos passos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Distrito Federal no período de 1957 a 1998 foi o tema de pesquisa da tese de doutoramento da professora Leila Maria de Jesus Oliveira, gravado no dia 7 de outubro, no auditório do Sinpro.

Com o título “Pegadas” Históricas: educação de pessoas trabalhadoras no Distrito Federal (1957 a 1998), Leila Maria reconstrói a trajetória da EJA no DF no período que abrange desde a construção da Capital da República até o final do século XX. A tese buscou, na memória documental, a organização da oferta da EJA para atender à demanda que chega ao DF com os primeiros candangos, que tinham como uma das características a baixa ou nenhuma escolarização. O trabalho apresenta, também, os passos da legislação, a conjuntura político-administrativa do DF e as ações desenvolvidas ao longo do tempo, no que diz respeito à EJA.

Além da professora Leila Maria, participa do programa a diretora do Sinpro Mônica Caldeira. O TV Sinpro vai ao ar às 19h, na TV Comunitária, no Youtube e no Facebook do Sinpro-DF. Não perca!