TV Sinpro apresenta, nesta quarta (1º), minidocs sobre a parceria com MPT e a entrega de tablets nas escolas

Dois minidocumentários disponíveis no canal do YouTube do Sinpro-DF, que mostram como a parceria do sindicato com o Ministério Público do Trabalho (MPT) assegurou o acesso às aulas remotas a estudantes de baixa renda nos 2 primeiros anos da pandemia da covid-19, serão o tema do reprise do TV Sinpro desta quarta-feira (1º/6), às 19h, transmitido pelas redes sociais do sindicato e da TV Comunitária de Brasília.

Não é novidade que a pandemia do novo coronavírus foi usada por vários governos neoliberais no mundo para mudar a história de milhares de pessoas para pior. No Brasil não foi diferente. Nos governos neoliberais de Jair Bolsonaro e Ibaneis Rocha, centenas de milhares de estudantes de escolas públicas perderam o acesso à educação. Nunca se viu uma evasão escolar tão devastadora.

Em 2020, o Sinpro fez um levantamento da situação no Distrito Federal e mostrou que mais de uma centena de estudantes da rede pública ficou de fora do acesso às aulas virtuais por causa da completa falta de equipamentos de informática e de acesso à Internet. Em vez de seguir o exemplo dos países desenvolvidos, que forneceram equipamento para quem ainda não os tinha e asseguraram o direito à escola a seus povos, os governos Bolsonaro e Ibaneis usaram o dinheiro público da Educação para objetivos privados e deixaram as crianças e adolescentes sem o direito fundamental.

Nos dois minidocumentários (minidocs), que já circulam desde o início de maio no canal do YouTube do Sinpro, a entidade mostra como a parceria com MPT foi providencial para minimizar esse estrago na vida das crianças e adolescentes. Eles mostram a alegria e o alívio das mães, avós, pais, professores e, sobretudo, dos próprios estudantes durante a entrega de tablets em escolas públicas.

A entrega foi realizada entre setembro de 2020 e junho de 2021 em escolas situadas em regiões administrativas do Distrito Federal com estudantes, confirmadamente, excluídos do acesso ao direito de estudar por não terem equipamento tecnológico. O Governo do Distrito Federal (GDF) não investiu o dinheiro público na provisão incondicional desses instrumentos de inclusão educacional. 

Muitos(as) estudantes de famílias que vivem na pobreza ou extrema pobreza foram empurrados para a evasão escolar durante a pandemia. Um levantamento da organização “Todos Pela Educação” de dezembro de 2021 indicou que 244 mil crianças de 6 a 14 anos estavam fora da escola no segundo trimestre no Brasil: um aumento de 171% nos índices de evasão escolar. 

Os minidocs mostram como o Sinpro e o MPT atuaram rápido para driblar essa realidade no Distrito Federal e retratada a união do sindicato com o ministério para distribuir tablets com Internet para estudantes de baixa renda que não tinham acesso às aulas remotas. Os links para os documentários podem ser acessados no final desta matéria.

 

As histórias desta edição são comoventes, imperdíveis e uma lição de compromisso e vida! Não perca o TV Sinpro dia 1º de junho, às 19h, nos canais da TV Comunitária, e, ao vivo, no Youtube e no Facebook do Sinpro.