Tribunal popular condena Temer por crimes contra a sociedade

julgamento_temer
O Tribunal Popular composto pela CUT Brasília e sindicatos filiados julgou nesta terça-feira (16/8) a extensa lista de crimes cometidos pelo governo interino-golpista de Michel Temer que, em 90 dias de desgoverno, foi capaz de causar uma avalanche de retrocessos de direitos e garantias sociais. A mística, realizada no Museu da República, é uma preparação para a próxima semana, quando um calendário robusto promete agitar a capital federal contra o golpe de Estado e em defesa da democracia.
“Na próxima semana, pegaremos o acúmulo deste debate e colocaremos nas ruas. Então, a ideia é já iniciar a semana movimentando todo o Distrito Federal e entorno, fazendo uma semana diferente, chamando a população para as ruas para que a gente tenha um acúmulo grande e, principalmente, uma grande assembleia geral da classe trabalhadora no próximo dia 27”, explica o presidente da CUT Brasília, Rodrigo Britto.
O Tribunal Popular aprovou, por unanimidade, a absolvição da presidenta Dilma Rousseff, tendo como base as provas do Ministério Público Federal de que ela não cometeu qualquer crime e de que, portanto, o impeachment é um golpe de Estado.
O grupo também acolheu as denúncias contra deputados e senadores que se posicionam contra a classe trabalhadora, aprovando projetos e propostas que são um verdadeiro retrocesso dos direitos conquistados. Não por acaso, esses mesmos parlamentares votaram pelo afastamento de Dilma Rousseff.
O último ponto encaminhado pelo Tribunal foi o reconhecimento da necessidade de fortalecer a luta contra o golpe em todo o DF e entorno, principalmente na próxima semana, quando começa no Senado o julgamento final do impeachment da presidenta eleita pela maioria do povo brasileiro.
“O que nos resta neste momento é continuar resistindo contra um governo que está no poder de forma ilegítima, através de um golpe, de uma articulação que nos enoja. Nós não votamos em Michel Temer para presidente. Então, temos que resistir e impedir, por exemplo, a desvinculação de verbas da educação e da saúde por 20 anos, que é a PEC 241; resistir à perda da estabilidade do servidor público, como está estabelecido no PLP 257; resistir à venda de empresas estatais. Enfim, temos uma relação enorme de retirada de direitos e conquistas que temos de combater”, avalia Olízia Alves, presidenta do Sindsepem-Val, que representa os servidores públicos municipais de Valparaíso (GO).
Entre os crimes apontados pelo povo contra Temer estão a ocupação da presidência da República através de golpe; formação de quadrilha; alta traição à Pátria; atentado ao direito à livre manifestação; preconceito contra as mulheres; roubo de direitos dos trabalhadores; venda das riquezas do povo – privatização das estatais; ataque às organizações sindicais e movimentos sociais e desmonte do serviço público, privando a sociedade de educação, saúde, segurança etc.
“Entendemos este processo não como o fim da linha, mas como uma forma de darmos ainda mais força à resistência de um golpe que tem grandes chances de ser concretizado”, afirma Reginaldo Dias da Silva, do Sindsep-DF, sindicato que representa os servidores públicos federais no Distrito Federal.
O sindicalista defendeu que o Tribunal Popular fosse realizado também em Ceilândia, neste domingo (21), às 10h, na Feira da cidade. O encaminhamento foi aprovado com sucesso.
Manifestação no dia 29
A próxima semana será intensa na capital federal. Isso porque o impeachment infundado da presidenta Dilma Rousseff será julgado pelo Senado Federal e, injustamente, pode perder definitivamente o mandato. No dia 25, quarta-feira, os senadores discutirão um roteiro para o julgamento da presidenta. A expectativa é o processo termine no dia 29 de agosto.
Além da assembleia geral da classe trabalhadora do DF e entorno, programada para dia 27 de agosto, a CUT Brasília e os sindicatos filiados convocam toda a classe trabalhadora e a sociedade em geral para participar de ato amplo no dia 29 de agosto, com a participação de caravanas de trabalhadores de todo o Brasil. Durante os próximos dias também serão realizadas panfletagens e outras atividades de diálogo com a população, mostrando os prejuízos incontáveis que a concretização do golpe traz ao povo brasileiro.
Leia também >>> Dia de luta em defesa da democracia e dos direitos agita Esplanada
Fonte: CUT Brasília