Trabalhadores rejeitam proposta da CEB e mantêm greve

Em assembleia realizada nesta quinta-feira (19), os trabalhadores e trabalhadoras da Companhia rejeitaram a contraproposta apresentada pela empresa e seguem em greve, que já dura 10 dias. A empresa tenta manter o Acordo Coletivo de Trabalho de 2013/15, mas sem aplicação dos reajustes econômicos. A proposta oferecia apenas um acréscimo de duzentos reais para todos os empregados a partir de abril do próximo ano sob forma de verba.
Para a direção do sindicato dos urbanitários (STIU-DF) a proposta não atende as reivindicações dos trabalhadores. A categoria defende minimamente a reposição das perdas salariais para recuperação da parcela da remuneração corroída pela inflação. O deputado distrital Wellington Luiz (PMDB-DF), que participou da assembleia e se indignou com a proposta da empresa, prometeu “obstruir a pauta da Câmara até que a categoria seja atendida com uma proposta plausível”
A empresa que inicialmente queria que a Participação sobre Lucros e Resultados fosse medida de acordo com EBTIDA, um indicador rechaçado pela categoria. Agora a empresa já propõe outros indicadores, mas tenta encampar a EBITDA ainda que em margem menor, 4%.