Trabalhadores do setor de bebidas iniciam campanha e reivindicam 15% de reajuste

Os trabalhadores nas indústrias e distribuidoras de bebidas no Distrito Federal já estão em campanha e reivindicam 15% de reajuste nos salários, 30% no valor do tíquete alimentação, cesta básica e plano de saúde para todos em igualdade de condições. A assembléia geral relativa à Data Base 2014 que aprovou  a pauta de reivindicação da categoria ocorreu no último dia 27 de julho.
A campanha envolve os trabalhadores das empresas Coca Cola, Cervejaria Petropólis, Refrigerante Cerradinho, Refrigerante Mineiro, Oásis Água Mineral, Cerbras, entre outras.
O presidente do Sintrabe, Antônio Sales, explica que a convenção coletiva estabelecida em 2013 expirará em 31 de agosto, e que a expectativa é de que as demandas por reajuste salarial e avanços nas claúsulas sociais sejam atendidas antes do início da nova data base em 1º de setembro.
Caso a situação seja resolvida somente após a data limite, as empresas são obrigadas a pagar a diferença retroativa ao mês de setembro. “Nossa expectativa é que os patrões se sensibilizem com a necessidade dos trabalhadores, tendo em vista que o salário da categoria é muito baixo. A categoria, no entanto, está mobilizada e já mostrou sua capacidade de luta por direitos e mais conquistas”, destaca o presidente.
A pauta de reivindicações será encaminhada para avaliação e para uma contraproposta do sindicato patronal.