Trabalhadores da CEB podem iniciar greve a partir do dia 3

Trabalhadores da Companhia Energética de Brasília (CEB) vão paralisar as atividades e reforçar o Dia de Luta em Defesa da Classe Trabalhadora do DF, nesta quinta-feira (29). Com a clara intenção de sucatear a empresa e desvalorizar os servidores, a CEB tem dificultado as negociações com os representantes dos trabalhadores e se negado a cumprir direitos. Diante do impasse, o Stiu-DF enviou ofício ao GDF com o intuito de solucionar o problema.
Em período de data-base, marcado pela intransigência da companhia, os trabalhadores da CEB “vão aproveitar o Dia de Luta para sensibilizar a empresa e a categoria e paralisar as atividades nesta quinta-feira (29)”, afirma Edmilson Silva, diretor do Stiu-DF.
Na terça-feira (27), o Stiu-DF realizou a quinta rodada de negociação com os representantes da CEB. No encontro, a empresa jogou as cláusulas sociais para escanteio. Já a participação nos lucros e resultados (PLR) será entrelaçada ao EBITDA, índice que o sindicato considera duvidoso e fácil de manipular. A maneira como a PLR será executada também divide a categoria, já que 50% do valor distribuído seria de forma linear e a outra dividida de forma proporcional. O sindicato rechaça a proposta.
A empresa também usa o argumento da renovação da concessão para intimidar os trabalhadores na luta pelos seus direitos. Mas no último dia 26, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou minuta que indica a prorrogação da concessão, o que inutiliza o argumento da empresa.
A CEB apresentará nova proposta aos trabalhadores no dia 30 de outubro. No dia 3 de novembro, a categoria se reúne novamente em assembleia com indicativo de greve para avaliar a oferta.
O que é o Dia de Luta em Defesa da Classe Trabalhadora do DF?
O Dia de Luta é uma resposta às ações do governador Rodrigo Rollemebrg, que demite em massa, criminaliza os movimentos social e sindical, dá calote nos servidores públicos e trabalhadores da cultura, aumenta tarifas públicas. A concentração para o ato será às 16h, na Praça Zumbi dos Palmares. De lá, os manifestantes seguirão para a Rodoviária do Plano Piloto, onde realizarão ato.